Buscar

QUE MUDANÇA HOUVE COM RELAÇÃO A EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO?

💡 2 Respostas

User badge image

priscilla silva

Olá Isabelle, dê uma olhada neste site https://fredericohoffmann.jusbrasil.com.br/artigos/487526154/reforma-trabalhista-extincao-do-contrato-de-trabalho, a resposta está bem detalhada. 

2
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

A possibilidade de dispensa por justa causa ocorre quando o empregado comete falta grave a ponto de o empregador não ter condições de manter o vínculo de emprego, podendo também ser aplicada quando houver reiteradas condutas de menor gravidade, desde que ocorram gradações nas medidas disciplinares.Com a reforma trabalhista, caso o empregado perca algum dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da sua profissão, em decorrência de uma conduta dolosa, a extinção do contrato de trabalho por justa causa. Como por exemplo um motorista profissional que perde a habilitação de dirigir, poderá ser desligado da empresa com a justa causa.

Também é possível agora a extinção do contrato de trabalho por acordo entre as partes, a empresa pagará apenas metade do aviso prévio (se não for cumprido pelo empregado) e metade da indenização sobre o saldo do FGTS da conta do empregado. As demais verbas serão pagas na sua integralidade (13º Salário, Férias, saldo de salário e demais reflexos). Nesta modalidade de encerramento do vínculo, o empregado poderá movimentar até 80% (oitenta por cento) dos valores depositados na conta vinculada do FGTS, mas não terá direito ao recebimento do Seguro-desemprego.

O parágrafo § 1º do artigo 477 da legislação trabalhista desobriga a homologação no sindicato da categoria ou perante a autoridade do Ministério do Trabalho e Previdência Social para os empregados que possuem mais de um ano de registro na empresa. Toda a anotação de baixa do contrato de trabalho na CTPS do empregado será realizada pela própria empregadora, que fará a comunicação do término do vínculo aos órgãos competentes.

Com a nova legislação o empregado desligado deverá receber os valores referentes a rescisão até o décimo dia após o término do contrato, retirando então o prazo de um dia útil após o término do contrato ou prazo de dez dias da data de notificação da demissão, em casos que não houver aviso prévio.

Já as dispensas imotivadas individuais, plúrimas ou coletivas equiparam-se para todos os fins, não havendo necessidade de autorização prévia de entidade sindical ou de celebração de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho para sua efetivação.

Importante destacar que o Plano de Demissão Voluntária ou Incentivada, para dispensa individual, plúrima ou coletiva, previsto em convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, dará quitação plena e irrevogável dos direitos decorrentes da relação empregatícia, salvo disposição em contrário estipulada entre as partes, ou seja, não poderá o empregado ingressar com ação da justiça do trabalho.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais