Buscar

ENADE

A Organização Mundial de Saúde (OMS) menciona o saneamento básico precário como uma grave ameaça à saúde humana. Apesar de disseminada no mundo, a falta de saneamento básico ainda é muito associada à pobreza, afetando, principalmente, a população de baixa renda, que é mais vulnerável devido à subnutrição e, muitas vezes, à higiene precária. Doenças relacionadas a sistemas de água e esgoto inadequados e a deficiências na higiene causam a morte de milhões de pessoas todos os anos, com prevalência nos países de baixa renda (PIB per capita inferior a US$ 825,00).

Dados da OMS (2009) apontam que 88% das mortes por diarreia no mundo são causadas pela falta de saneamento básico. Dessas mortes, aproximadamente 84% são de crianças. Estima-se que 1,5 milhão de crianças morra a cada ano, sobretudo em países em desenvolvimento, em decorrência de doenças diarreicas.

No Brasil, as doenças de transmissão feco-oral, especialmente as diarreias, representam, em média, mais de 80% das doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (IBGE, 2012).
Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2013 (adaptado).

Com base nas informações e nos dados apresentados, redija um texto dissertativo acerca da abrangência, no Brasil, dos serviços de saneamento básico e seus impactos na saúde da população. Em seu texto, mencione as políticas públicas já implementadas e apresente uma proposta para a solução do problema apresentado no texto acima.

💡 5 Respostas

User badge image

Marcia Silva

alguém sabe a resposta?
18
Dislike0
User badge image

Bruna Kieling

Apesar das inúmeras conquistas sociais que o Brasil experimentou na última década, ainda falta muito para avançar na questão do Saneamento Básico. Um estudo feito pelo Instituto Trata Brasil em 2014 mostrava que o país não conseguiria alcançar a universalização do sistema nos 20 anos à frente, se a implementação dos servições de água e esgoto continuassem no ritmo em que estavam. Essas informações que constam no estudo são com base em dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento) do ano de 2012. Um dos motivos que faz com que o saneamento não melhore no Brasil é a falta de investimento, há visões de que para solucionar o problema total, seria preciso investir tudo o que há disponível em verba para os serviços.O referido estudo citado acima, afirma que entre 2011 e 2012 houve pouca preocupação na questão de infraestrutura do saneamento. Pensando nisso, sabemos que existem várias consequências que a falta de saneamento básico causam no Brasil, entre elas há 5 principais e entre elas estão: Ameaça à Saúde Pública; Desigualdade Social; População dos Recursos Hídricos; Poluição Urbana e Improdutividade. Sabemos que o Brasil é regulamentado pela Lei nº 11.445/2007 que estabelece o Plansab (Plano Nacional de Saneamento Básico) e que essa legislação determina diretrizes para o conflito de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais. Apesar da existência dessa regulamentação, em 2016, o governo Brasileiro admitiu que não conseguiria cumprir a meta de saneamento estipulada. Atualmente, 43% da população vive em cidades sem rede de tratamento de esgoto e no Norte do país esse número sobe para 90%. Como profissional de saúde, acredito que as medidas já existentes como a política Nacional de resíduos hídricos, a de resíduos sólidos e a criação da Agência Nacional das Águas, foram tentativas de organizar e estruturar o uso das bacias hidrográficas, o fornecimento de água tratada e a estruturação de uma rede de coleta de esgoto. Porém, as mudanças não atingiram a força necessária para largarem a "timidez", digo isso pois acredito que o Estado deveria investir e aumentar seus esforços em uma política ambiental e de saúde que fosse mais eficaz, buscando grande ampliação da rede de esgoto, no tratamento adequado da água, para que por fim, todas as doenças citadas no texto e tão relacionadas ao subdesenvolvimento, sejam completamente sanadas e banidas do país.
6
Dislike1
User badge image

Wall Lima

segundo a oms estes resultados reforçam que as crianças sao as parcelas da população mais vulneravel ao saneamento basicoinadequado  e as diarreias,significa que as carencias de saneamento atingem não somente a populaão atual pois a agua e o esgoto prejudica o país agora mas deixam  sequelas para o futuro.

5
Dislike4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais