Buscar

qual a importância de cada conhecimento para a construção da sociedade e das relações humanas

💡 2 Respostas

User badge image

Telma Maria

O conhecimento é a porta de partida para a construção das sociedade, e se baseiam nas relações humanas. Isso ocorre porque no primiero momento o conhecimento surge por meio da crença, advinda das relações humanas que se estabelecem. E baseada nesse conhecimento se constrói a estrutura das sociedades.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta utilizaremos conhecimentos da disciplina de “Sociologia”.


Sendo a ciência, de uma maneira geral, uma forma articulada e conectada de conhecimentos concretizando idéias em prol do bem estar social e que cada área da mesma traduza o modo que o homem se relaciona com o seu ambiente, é notório que o intercâmbio entre as áreas da ciência seja essencial para a construção e desenvolvimento da sociedade.

O desenvolvimento científico é de tal importância que é frequentemente usado como parâmetro para medir a riqueza de uma sociedade. Devido ao crescimento tecnológico e desenvolvimento da ciência cada vez mais acelerado nas últimas décadas, é cada vez mais frequente a apropriação comercial do conhecimento científico, com especialização cada vez maior, causando por vezes uma fragmentação na comunicação com outras áreas do conhecimento. Neste cenário, surge a necessidade de uma nova ciência, em que o homem (e as relações humanas) sejam o cerne da mesma.

Neste ponto de vista, tenta-se reconstruir a sociedade legitimando a equidade, igualdade, justiça e autonomia, necessitando assim da interlocução de diversas áreas do conhecimento, de forma a reconhecer no homem o ser social e histórico, produtor e consumidor dos mais variados conhecimentos. Estas ações induzem uma nova ordem social, onde a Universidade fica incumbida de expandir no homem a capacidade de “aprender a aprender”.


Diante disso, reconhecendo o protagonismo do homem e de sua vida, as ciências humanas e sociais se destacam e consolidam sua importância no meio científico. Tendo a consciência social como base para a ciência, garante-se o necessário espaço para articulação entre todas as áreas do conhecimento, que forma profissionais comprometidos com a questão social e não apenas com aspectos individuais.


Fonte:“As Ciências Humanas e Sociais no Processo de Reconstrução da Sociedade na perspectiva cidadã”.

Autoras: Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima

Rita de Cássia Alves Horta

“Ciência, Tecnologia e Globalização – Novos Cenários Para Velhos Problemas”

Autora: Maria da Conceição Almeida

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais