Buscar

Um ion x-1...

Um íon X-1 (-1 sendo o numero de massa ) tem 18 elétrons e 20 nêutrons. Portanto, o elemento
(A) número atômico 17.
(B) 18 prótons.
(C) 19 elétrons.
(D) 19 nêutrons.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos coocar em prática nosso conhecimento sobre Química, mais especificamente sobre os elementos no ínterior de um átomo.

Costuma-se dividir o átomo em duas regiões: o centro e a periferia. Localizado no centro, o núcleo do átomo é responsável por toda a amassa do mesmo. Os prótons (partícula com carga positiva) e os nêutrons (partículas sem carga elétrica) encontram-se no núcleo, e cada uma destas partículas possui massa atômica unitária.\(\)

Neste contexto, o número de prótons no núcleo do átomo é quem define o número atômico do elemento químico, ou seja, se um dado elemento possui número atômico igual \(3\), o mesmo possui \(3\) prótons no núcleo.

A massa atômico, por sua vez, é resultado da soma do número de prótons com o número de neutrons.

Por fim, na periferia estão localizados os elétrons (partículas com carga negativa), que possuem massa muito inferior aos prótons e neutrons.

Além disso, é importante lembrar que um átomo é eletricamente equilibrado, isto é, possui a mesma quantidade de prótons e elétrons. Quando isso não ocorre, se está lidando com um íon.

No problema em questão, o íon \(X^{1-}\) está elétricamente negativo, ou seja, ganhou \(1\) elétron. Assim, conclui-se que em seu estado natural ele possuia \(17\) elétrons, que são anulados por \(17\) prótons. Logo, seu número atômico é \(17\).

Portanto, o número atômico do íon \(X^{1-}\)  é \(\boxed{17}\) e está correta a alternativa (A).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais