Buscar

Alguém poderia me explicar melhor como ocorre o processo de transdução da imagem na retina?

💡 2 Respostas

User badge image

Nélia Ribeiro

O processo de transdução sensorial na visão

•A luz entra no olho através da córnea, depois passa pela pupila.

• O tamanho da pupila e, portanto, a quantidade de luz que entra no olho é regulada pela íris, um músculo colorido que cerca a pupila.

•Por trás da pupila há uma lente, o cristalino, que focaliza os raios que entram numa superfície sensível à luz. A superfície sensível à luz no globo ocular, no qual os raios entram em foco, é a retina, um tecido de várias camadas.

• Primeiro a energia de luz passa pela camada exterior de células da retina até as células receptoras internas, os bastões e cones. A luz que entra no olho desencadeia uma reação fotoquímica nos bastões e cones no fundo da retina.

• A reação química por sua vez ativa as células bipolares. As células bipolares ativam as células ganglionares, cujos axônios convergem para formar o nervo óptico. Este nervo transmite a informação para o córtex visual no lobo occiptal do cérebro.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os olhos captam a luz do ambiente e através de um processo de transdução a transformam em impulsos nervosos que transmitirão a informação sensorial.

As principais estruturas do olho por onde esta informação passará são: córnea, íris, pupila, cristalino, retina e nervo ótico.

O olho é ópticamente equivalente à câmera fotográfica comum. Tem um sistema de lentes, um sistema de abertura variável (a pupila) e uma retina que corresponde ao filme. O sistema de lentes do olho é composto por quatro interfaces refrativas: entre o ar e a superfície anterior da córnea, entre a superfície posterior da córnea e o humor aquoso, entre o humor aquoso e a superfície anterior do cristalino e entre a superfície posterior do cristalino e humor vítreo.

O sistema de lentes do olho pode focalizar uma imagem na retina, essa imagem por sua vez é invertida e reversa com respeito ao objeto. No entanto, a mente percebe os objetos na posição em pé apesar da orientação de cabeça para baixo da retina, porque o cérebro é treinado para considerar uma imagem invertida como normal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais