Buscar

qual o metodo de construçao de uma ponte cantilever?

💡 1 Resposta

User badge image

Gustavo Freitas Cardoso

O nome “cantiléver” vem do tipo de estrutura utilizada nessas pontes. São sustentações que devem estar apoiadas a uma estrutura sólida em apenas uma de suas extremidades.

Para se estender no espaço, o tabuleiro dessas pontes deve se apoiar em vigas, que irão dissipar a energia gravitacional e cinética dos carros. Esse sistema é independente de cabos para o tabuleiro às vigas. Porém, grandes pontes cantiléver, projetadas para lidar com tráfego rodoviário ou ferroviário, necessitam do uso de treliças feitas de aço estrutural.

Como em qualquer ponte com tabuleiros suspensos, deve ser utilizado aço no sistema de protensão para evitar quaisquer rachaduras ou quebras na estrutura. As primeiras pontes cantiléver apareceram na século XIX, quando a necessidade de pontes mais longas surgiu para melhorar a infraestrutura ferroviária.

Para solucionar o problema de comprimento, os engenheiros da época descobriram que a utilização de muitos suportes iria distribuir as cargas igualmente entre eles e ajudar a atingir o comprimento necessário.

-

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais