Buscar

Tensão de Ruptura

O que é tensão de ruptura?

💡 21 Respostas

User badge image

Yasmin Pedroso

A tensão de Ruptura é a tensão máxima da curva de tensão nominal (MPa) - extensão nominal (mm). Se ocorrer no corpo de prova (provete) um decréscimo na área da secção reta (estricção), o posterior aumento da extensão provoca uma diminuição da tensão nominal até ocorrer a fratura, já que a tensão nominal é determinada em relação à área inicial da secção reta do provete. Quanto mais ductil for o metal, maior será a estricção que precede a fratura e, por isso, maior será o decréscimo da tensão para além da tensão máxima.

Tensão de ruptura ou tensão zener é a tensão máxima reversa que pode ser aplicado em um diodo antes que ele possa conduzir reversamente.

Vrrm = Tensão de ruptura

Vrrm = Tensão inversa/reversa de pico máxima

3
Dislike0
User badge image

Dimer Ferreira

Na Engenharia devemos analisar que os materiais  tem um comportamento de acordo com as cargas que lhe são impostas, e existem os limites que determinam esse comportamento para o seu uso específico.

Basicamente essa análise pode ser observada num gráfico de tensão x deformação (ou por fórmulas específicas), onde se observa seu comportamento do início de aplicação de uma carga até o seu último momento onde ele se rompe.

Nesse gráfico é representado por uma linha curva determinando cada estágio de comportamento, de quanto ele se deforma quando se aumenta essa carga.

O primeiro estágio num grafico a linha sobe e o ponto de onde ela começa a se deformar, mudando o sentido da linha, dando uma pequena diferença da curvatura da linha, chamamos de limite de escoamento ou tensão de escoamento, e temos dentro dessa área percorrida o limite de elasticidade e de proporcionalidade.

No segundo estágio essa mesma curvatura iniciada tende a mudar novamente o sentido  iniciando uma declividade, nesse ponto chamamos de limite de limite de resistência do material, e a área correspondente entre o ponto de limite de escoamento até o limite de resistência é o comportmento de deformação uniforme. 

E por último essa curvatura chega ao seu final, designando sua fratura ou limite último ou tensão de ruptura, que é quando o material não aguenta mais carga.

 

 

3
Dislike0
User badge image

Aladino Melo

Tensão máxima a que um material pode resistir e que se toma, no caso dos materiais dúcteis, como sendo igual ao limite de escoamento do diagrama tensão-deformação e, no caso de materiais quebradiços (não dúcteis), igual ao limite deruptura.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais