Buscar

Qual a função do epitálamo?

o epitálamo é responsavel por fazero que ?

💡 3 Respostas

User badge image

Emerson Maia

O epitálamo constitui-se numa série de estruturas presentes na parte superior e posterior do diencéfalo. As estruturas a serem consideradas: glândula pineal, núcleo das habênulas, comissura das habênulas, estrias medulares e comissura posterior. O epitálamo esta em íntima ligação com o sistema límbico, logo, com o comportamento emocional. O núcleo das habênulas é responsável por conexões com o mesencéfalo e com o fascículo retroflexo. Pela comissura posterior conectam-se fibras pré-tectais (superiores ao tecto do mesencéfalo) cruzando o núcleo de Edinger-Westphal promovendo o reflexo consensual. 

Já a glândula pineal (porção endócrina do epitálamo) possui células próprias denominadas pinealócitos, secretoras de melatonina (formada a partir da serotonina). Há também células da glia e concreções calcárias (areia cerebral). A glândula pineal não possui barreira hematoencefálica. Fibras simpáticas parecem estimular a glândula pineal enquanto que sua secreção inibe a atividade gonadal. 

link http://www.sistemanervoso.com/pagina.php?secao=1&materia_id=378&materiaver=1

11
Dislike1
User badge image

Bárbara Oliveira

O Epitálamo estar localizado na parte superior e posterior do diencéfalo e contém formações endócrinas e não endócrinas. Funçao: formação da glândula pienal

1
Dislike1
User badge image

Náthaly Vitória

O epitálamo é um segmento posterior do diencéfalo (um segmento central do cérebro que também contém o hipotálamo e o tálamo). É formado pelo trígono das habénulas, pela comissura habenular, a estria medular e glândula pineal. Funciona como conexão do sistema límbico a outras áreas do cérebro.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais