Buscar

Explique o Jusnaturalismo cristão e o escalonamento das leis segundo thómas de Aquino.

Jusnaturalismo

💡 1 Resposta

User badge image

Augustus

premissas, sendo elas: a alteridade, a consciência do ato, a busca pelo bem comum, a exigência da conformidade com a lei, culminado, assim, na igualdade. O intelectual cristão, por sua vez, aceita tais elementos como pilares para à elaboração da sua visão de justiça. Primeiramente, o filósofo católico ratifica em sua obra “Tratado da justiça”: “A justiça, como se disse, ordena o homem nos seus actos para com outrem”. Dessa forma, não há justiça de um indivíduo consigo mesmo, ou seja, essa virtude realiza-se na presença de dois ou mais indivíduos.

Assim como em Aristóteles, em Santo Tomás, para que um ato de qualquer gênero seja considerado em sua plenitude, isto é, o seu agente esteja à mercê das consequências boas ou ruins do referido ato, exige-se que tenha sido uma ação consciente e voluntária. Logo, um ato justo é voluntário, sendo a justiça uma virtude a ser seguida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais