Buscar

O que caracterizou o chamado Poder Moderador no âmbito do Primeiro Império?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcélle de Lima

O que caracterizava o Poder Moderador era a prerrogativa de intervir em todos os Poderes, era o poder hierarquicamente superior aos demais, não havia equidade, independencia ou autonomia dos poderes. Além disto, salienta-se que o poder moderador intervia com maior intensidade no Poder Legislativo, o que inviabilizava o controle de constitucionalidade pelo Poder Judiciário.

3
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Poder Moderador foi um quarto poder, situado acima dos demais, existente à época do Império Brasileiro (1822 à 1889). Coexistia com os poderes legislativo, judiciário e executivo.

Segundo a Constituição Imperial de 1824, em seu artigo 98, "o Poder Moderador é a chave de toda a organização política e é delegado privativamente ao imperador, como chefe supremo da nação e seu primeiro representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da independência, equilíbrio e harmonia dos demais poderes políticos.”

Segundo o artigo 101 da Constituição de 1824, munido do Poder Moderador, o imperador tinha a função de nomear os Senadores (em caráter vitalício); nomear e demitir livremente os Ministros de Estado; suspender Magistrados, em alguns casos; perdoar e moderar as penas impostas aos réus condenados por sentença; e conceder anistia em caso urgente, e que assim aconselhem a humanidade e o bem do Estado; entre outras funções.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais