Buscar

Qual a diferença entre capacidade e legitimidade?

Diferença entre ser capaz e ter legitimidade.

💡 4 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O autor Carlos Roberto Gonçalves define tal conceito como: “Obrigação é o vinculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o cumprimento de determinada prestação. Corresponde a uma relação de natureza pessoal, de crédito e débito, de caráter transitório (extingue-se pelo cumprimento), cujo objeto consiste numa prestação economicamente aferível.”.

 

 Washington de Barros Monteiro, que assemelha-se ao de Carlos Roberto Gonçalves: “Obrigação é a relação jurídica, de caráter transitório, estabelecida entre devedor e credor e cujo objeto consiste numa prestação pessoal econômica, positiva ou negativa, devida pelo primeiro ao segundo, garantindo-lhe o adimplemento através de seu patrimônio.”

 

Caio Mário da Silva Pereira explica sucintamente: “Obrigação é o vínculo jurídico em virtude do qual uma pessoa pode exigir de outra prestação

economicamente apreciável.”

 

A relação jurídica obrigacional é composta por três elementos essenciais, que são: o subjetivo, o objetivo e o imaterial.

O subjetivo ou pessoal, que diz respeito aos sujeitos da relação jurídica, ou seja, o sujeito ativo (credor) e o sujeito passivo (devedor). O sujeito pode ser pessoa jurídica ou física, admitindo-se em algumas situações um sujeito determinável.

O objetivo ou material, que diz respeito ao objeto da relação jurídica, também conhecido como prestação. A prestação pode ser positiva (dar e fazer) ou negativa (não fazer).

O imaterial (abstrato) representa o vínculo jurídico, que garante o fiel cumprimento da obrigação, seja espontaneamente ou coercitivamente.

 

1
Dislike0
User badge image

Matheus Fernandes

Capacidade é a medida da personalidade. A que todos possuem é a capacidade de direito, que corresponde a possibilidade de aquisição ou gozo de direitos(CC, Art. 1º). O Código Civil brasileiro preceitua, no artigo 2º, que a pessoa tem capacidade para figurar em uma relação jurídica a partir do nascimento com vida e reserva ao nascituro uma expectativade direito.

 

Legitimidade é a aptidão (autorização) para a prática de determinados atos jurídicos. O individuo pode ser absolutamente capaz, mas pode não ter legitimidade para agir naquelecaso específico. Por exemplo, mesmo que um cônjuge tenha capacidade plena, esse não tem legitimidade para vender uma casa sem autorização do outro, exceto no regime da separação absoluta. (CC,Art.º1647, I)

 

Clarissa, caso queira aprofundar mais, deixarei o link de um PDF sobre o tema, ok.

https://www.passeidireto.com/arquivo/2098330/direito-civil-2---personalidade-e-capacidade-e-legitimacao >

22
Dislike0
User badge image

Luiz Previato

Legitimidade está ligada ao vinculo jurídico, ou seja, legitimo é aqueles que participam, efetivam ou são afetados pela relação juridica, já a capacidade é vinculada ao sujeito, portanto a capacidade de fato é a medida da persona, a competencia de administrar, efetuar ou garantir a relação juridica.

 

 

7
Dislike0
User badge image

Ayanne Andrade

os critérios da capacidade estão classificados nos artigos 3 e 4 do código civil; quanto a legitimidade trata de pessoas que são capazes (que exercem atos da vida civil), mas, por algum motivo específico, não são legitimos para efetivação de algum ato. é o exemplo dos tutores e curadores, são capazes, mas não são legítimos para doar os bens daqueles pelos quais estão responsáveis, sçavo por determinação judicial.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais