Buscar

Como ocorre o crescimento intersticial da cartilagem?

💡 3 Respostas

User badge image

Larissa Macedo

Ocorre a partir da divisão mitótica dos condrócitos pré-existentes

0
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

A cartilagem possui dois tipos de crescimento: aposicional e intersticial. Crescimento aposicional é a formação de cartilagem sobre a superfície de uma cartilagem já existente.


As células empenhadas nesse tipo de crescimento derivam do pericôndrio. O crescimento intersticial ocorre no interior da massa cartilaginosa. Isso é possível porque os condrócitos ainda são capazes de se dividir e porque a matriz é distensível.A cartilagem tem pequena capacidade de recuperação quando lesada. Se houver reparação, esta será devida à atividade do pericôndrio e só em pequena escala devido ao crescimento intersticial.

Embora as células-filhas ocupem temporariamente a mesma lacuna, separam-se quando secretam nova matriz extracelular. Quando parte desta última matriz é secretada, forma-se uma divisão entre as células e, neste ponto, cada célula ocupa sua própria lacuna. Com a continuidade da secreção da matriz, as células ficam ainda mais separadas entre si.

fonte:https://afh.bio.br/sistemas/sustentacao/3.php

0
Dislike0
User badge image

Luana Cássia - Lua

O crescimento intersticial da cartilagem ocorre pelas divisões mitóticas dos condrócitos, que passam a formar uma estrutura denominada grupo isógeno, de até 8 células.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais