Buscar

O que é esclerose sistemica?

💡 3 Respostas

User badge image

Pamela C

esclerodermia ou esclerose sistémica (ES) é uma doença reumática crónica de causa desconhecida, caracterizada por alterações vasculares, produção de anticorpos dirigidos contra partes do próprio corpo (auto-anticorpos) e aumento da produção de tecido fibroso, quer na pele, quer em órgãos internos do corpo

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>A esclerodermia sistêmica, também chamada de esclerodermia difusa ou esclerose sistêmica, é uma doença autoimune do tecido conjuntivo. É caracterizada pelo espessamento da pele causado pelo acúmulo de colágeno e por lesões em pequenas artérias . Existem duas formas de esclerodermia : localizadas e sistêmicas. A forma localizada (não sistêmica) afeta a pele apenas do rosto, mãos e pés.
As formas sistêmicas ( cutânea limitada ou difusa) envolvem essas e, além disso, podem evoluir para órgãos viscerais , incluindo os rins, coração , pulmões e trato gastrointestinal . O prognóstico é determinado pela forma da doença e pela extensão do envolvimento visceral. Pacientes com esclerodermia cutânea limitada têm uma taxa de sobrevida em 10 anos de 75%; menos de 10% desenvolvem hipertensão arterial pulmonar após 10 a 20 anos. Pacientes com esclerodermia cutânea difusa têm sobrevida em 10 anos de 55%.
A morte é mais frequentemente causada por envolvimento pulmonar, cardíaco e renal. Há também um ligeiro aumento no risco de câncer. As taxas de sobrevivência aumentaram muito com o tratamento eficaz para a insuficiência renal. As terapias incluem drogas imunossupressoras e, em alguns casos, glicocorticoides.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais