Buscar

Sobre a Fisiologia do Sistema Nervoso, assinale a alternativa correta:

Sobre a Fisiologia do Sistema Nervoso, assinale a alternativa correta: A As células da glia são as responsáveis pela recepção e envio de estímulos no Sistema Nervoso Central. B As células ependimárias são fagócitos derivados de macrófagos, que removem os detritos derivados de lesões, infecções ou doenças do Sistema Nervoso Central. C Os astrócitos são células responsáveis pelo revestimento especial e impermeável dos capilares e vênulas cerebrais que cria uma barreira hematoencefálica impedindo o acesso de substâncias indesejáveis ao cérebro. D Os microgliócitos são responsáveis pela formação e manutenção da bainha de mielina no Sistema Nervoso Central. E Os oligodendrócitos formam o epitélio cuboide simples que reveste as cavidades ventriculares do encéfalo e o canal central da medula espinhal. Essas células não estão muito aderidas entre si e permitem a livre circulação de grandes moléculas entre o líquor e o espaço ependimário. Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C. Os astrócitos, células da glia mais comuns, são células grandes em forma de estrela, com prolongamentos, núcleo grande, cromatina frouxa e nucléolo central. Estão relacionados à homeostase do Sistema Nervoso Central (SNC), desempenhando funções como: funcionamento e formação de sinapses, nutrição dos neurônios, liberação de neurotransmissores, participação na barreira hematoencefálica, guia para a migração dos neurônios e impedimento da propagação desordenada de impulsos nervosos. Dentre as suas funções, destaca-se a de nutrição. As extremidades dos prolongamentos dos astrócitos (pés vasculares) circundam os vasos sanguíneos e através deles os nutrientes são levados até o neurônio. Os astrócitos protoplasmáticos são encontrados na substância cinzenta, e os astrócitos fibrosos, na substância branca.

💡 1 Resposta

User badge image

Emanuel Dandaluz

A- Falsa (céulas da glia fazem conecções entre neurônios e as deixam no seu lugar, podemos dizer que numa cerca os arames são os neurônios e as células da glia são as tábuas que as sustentam). 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais