Buscar

Como a psicologia conceitua a memória?

E como esse conceito pode ser aplicado na aprendizagem.

💡 1 Resposta

User badge image

Gleidson Jordan dos Santos

Podemos caracterizar memória como um dos processos cognitivos existentes que tem sustento na aquisição bem como na evocação dos conhecimentos, das experiências, das informações, entre outros elementos. Tentando dar uma resposta objectiva às questões levantadas anteriormente, posso afirmar que sim, a memória é condição de sobrevivência. Isto acontece, porque permite que nos adaptemos ao meio envolvente e com isso aprendamos, criando-se assim o “eu”, a identidade pessoal (que todos nós temos necessidade de nos afirmar enquanto Seres Humanos).
A memória é ainda caracterizada por três processos, que se designam por codificação, armazenamento e recuperação da informação. Num conhecimento mais comum, a memória pode ser a curto ou a longo prazo.
Relativamente à memória a curto prazo é possível dizer que a informação é mantida num limitado período de tempo, em que passa ou a ser esquecida ou a longo prazo. Dentro desta ainda conseguimos encontrar a memória imediata (dura apenas por segundos) e a memória de trabalho (dura enquanto nos for útil).
Falando, agora, da memória a longo prazo sabe-se que esta se “serve” dos elementos da memória a curto prazo, a sua capacidade é ilimitada, bem como o tempo que pode durar. Distinguem-se dois tipos desta memória, a declarativa (memória verbalizável) e não declarativa (informações que se apresentam nos comportamentos motores dos quais não temos consciência). Quanto à memória declarativa ainda podemos dividi-la em memória semântica (memória da linguagem) e memória episódica (experiências pessoais).
É certo que a memória não retrata a realidade de uma forma inquestionável, já que as lembranças estão influenciadas pelas emoções e experiências, mas esta faz uma reconstrução da informação recebida no decorrer do tempo, salientando-a, omitindo-a ou até mesmo distorcendo-a. É, assim, um processo inconsciente que implica como que uma idealização do passado. A esta reconstrução do passado podemos associar a identidade grupal/colectiva e a pessoal...

 

Retirado do blog: http://psicob.blogspot.com.br/2008/04/o-que-memria.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais