Buscar

Qual é a diferença entre Demonstração Contábil e Demonstração Financeira?

Em contabilidade geral há uma parte em que estudamos os tipos de Relatórios Contábeis. Entre eles:

Balanço Patrimonial; Demonstração de Resultados do Exercício; Demostração de Lucros e Prejuízos Acumulados; Demonstração de Fluxo de Caixa.

Qual a diferença entre as Demonstrações Contábeis e as Demonstrações Financeiras?

Demonstração de Valor adicionado;

💡 5 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Dentro do âmbito empresarial, as demonstrações contábeis são as informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas anualmente pela administração de uma sociedade por por meio de ações e representantes a sua prestação de contas. Essas demonstrações têm como principal objetivo, mostrar a imagem econômica da empresa para as outras e para a economia de modo geral, auxiliando assim nas decisões dos possíveis investidores. Já as demonstrações financeiras também são utilizadas para avaliar o desempenho da administração, e são uma representação da posição patrimonial e financeira em uma determinada data das operações realizadas por uma sociedade. Essas demonstrações são utilizadas para se ter um controle de capital dentro da empresa, sabendo como estão seus gastos, seus lucros e etc.

0
Dislike0
User badge image

Eduardo Almeida

Em princípio, estas duas denominações são sinônimas. O "mais correto", se é que podemos dizer assim, é chamá-las de demonstrações contábeis que "são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados", segundo o IBRACON (NPC 27). A lei 6.404/76, por sua vez, denomina as demonstrações contábeis de demonstrações financeiras (art. 176).

5
Dislike0
User badge image

Lia Santos

As demonstrações contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente, divulgadas anualmente, segundo a lei número 6404/76 pela administração de uma sociedade por ações e representantes a sua prestação de contas para os sócios acionistas. As demonstrações financeiras também são utilizadas para avaliar o desempenho da administração, ou seja são uma representação da posição patrimonial e financeira em uma determinada data das operações realizadas por uma sociedade.

Por fim não há diferença entre a nomenclatura '' demonstrações financeiras",  '' demonstrações contábeis". Elas são sinônimas. 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais