Buscar

Quais os dois modos de distribuição da competência?

💡 2 Respostas

User badge image

Mário Costa

Luiz, por acaso você quis dizer modos pelos quais a competência é determinada ? Se sim, de acordo com o art. 43 do CPC, no momento do registro ou da distribuição da petição inicial.

Se não, tente dar mais detalhes, pra que possamos te ajudar.

Abço.

2
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

A rigor, a competência não se distribui, ela é fixada. Ou, consoante a literalidade da lei processual, a competência judicial é determinada por dois fatores: o registro ou a distribuição da inicial.

Art. 43. Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta.

A regra geral é que a petição inicial seja distribuída livremente entre os juízos com igual competência. No caso de juízo único ou específico, não há como distribuir a petição, então o que se realiza é o seu registro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais