Buscar

Qual a diferença entre jacobinos e girondinos?

💡 6 Respostas

User badge image

Leticia Brito

Olá,

Conforme o Livro 

Jacobinos foram os revolucionarios, que defendiam o povo, era formado por um grupo de deputados mais esclarecidos. Já os Girondinos eram um classe que defendia os ideais das classes mais altas se opunham à condenação do rei. A diferença entre ambos era que um privada a justica e igualdade aos probres (Jacobinos) e o utro privada a nobreza e os privilegios dos ricos (Girondinos)

1
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

No contexto da Revolução Francesa de 1789, temos a divisão da sociedade francesa em grupos mais e menos moderados em relação a Constituinte que estaria por vir.

Em 1791, quando começou a vigorar a Constituição francesa resultado da Revolução, a Assembleia do Legislativo estava dividida entre jacobinos e girondinos. É interessante citar que a divisão geográfica desses grupos na Assembleia (girondinos à direita e jacobinos à esquerda) deram origem à classificação das vertentes políticas entre esquerda e direita como progressistas e conservadores, respectivamente.


Os chamados girondinos eram moderados e fieis à Constituição, já os jacobinos, liderados por Robespierrre, eram deputados radicais, que queriam a limitação do poder real (figura do poder Executivo) e a substituição do Reino pela República.

1
Dislike0
User badge image

Loyane Cunha Souza

Os Girondinos e os Jacobinos foram grupos revolucionários que compuseram a Revolução Francesa, que, por sua vez, foi um movimento burguês que contou com o apoio das massas para derrubar o poder absolutista e desenvolver a economia do país.

Os Girondinos eram de direita formados pela alta burguesia, e defendiam mudanças leves:

*Instalação de uma monarquia constitucional na França-*Contrários aos ideais absolutistas

*Liberalismo econômico*Voto censitário baseado na renda

os Jacobinos eram de esquerda formados pela baixa burguesia e defendiam mudanças mais radicais, e eram:

*Contrários à monarquia

*Radicais

*Partido do povo

*Defendiam a intervenção do Estado na economia

*Defendiam voto universal

Sendo assim, os grupos discordavam entre si acerca do modelo econômico, da forma de governo, do voto universal, da participação popular na política, reforma agrária e afins.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais