Buscar

O que é deadlock e starvation?

💡 3 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O deadlock refere-se à situação em que os processos estão presos em círculo à espera dos recursos. Por outro lado, a fome ocorre quando um processo aguarda um recurso indefinidamente. O impasse implica fome, mas a inanição não implica um impasse.

Em impressoras de memória de sistema de computador, CPUs, unidades de fita, etc. podem ser consideradas como recursos que precisam ser alocados para vários processos devido a sua necessidade. Geralmente, primeiro uma solicitação é feita pelo processo para usar um recurso e, após a conclusão de seu job, o processo libera o recurso para ser usado por algum outro processo. Uma situação de deadlock surge quando todos os processos bloqueados de um conjunto ocupam um recurso e aguardam o recurso que é ocupado por algum outro processo no conjunto.

Um exemplo simples é um sistema com duas unidades de fita, e cada processo ocupa uma unidade de fita e espera pela outra como o requisito para prosseguir.

Portanto, deadlock e starvation diferem uns dos outros. O deadlock ocorre quando nenhum dos processos no conjunto é capaz de avançar devido à ocupação dos recursos necessários por algum outro processo. Por outro lado, a fome ocorre quando um processo espera por um período indefinido de tempo para obter o recurso necessário.

 

2
Dislike0
User badge image

Deyverson Gonçalves (RJ)

Deadlock - é um impasse, onde dois ou mais processos ficam impedidos de continuar as suas execuções, ou seja, ficam bloqueados, esperando uns pelos outros.

Starvation (ou inanição) - ocorre quando um processo nunca é executado, pois os processos de prioridade maior sempre o impedem de ser executado.

1
Dislike0
User badge image

Matheus th

Segundo Tanenbaum, Impasse (deadlock) pode ser formalmente definido como: “Um conjunto de processos estará em situação de impasse se todo processo pertencente ao conjunto estiver esperando por um evento que somente outro processo desse mesmo conjunto poderá acontecer”.

Starvation é quando um processo não consegue ser executado, de forma alguma, pois sempre existem processos de prioridade maior para serem executados, de forma que o processo "faminto" nunca consiga tempo de processamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais