Buscar

Como calcular potencial de cela potenciometrica?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Potenciometria mede passivamente o potencial de uma solução entre dois eletrodos, afetando muito pouco a solução no processo. Um eletrodo é chamado de eletrodo de referência e tem um potencial constante, enquanto o outro é um eletrodo indicador cujo potencial muda com a composição da amostra.

Portanto, a diferença de potencial entre os dois eletrodos fornece uma avaliação da composição da amostra. A potenciometria geralmente utiliza eletrodos indicadores seletivamente sensíveis ao íon de interesse, como o flúor em eletrodos seletivos de flúor, de modo que o potencial depende apenas da atividade desse íon de interesse. O eletrodo potenciométrico mais comum é o eletrodo de membrana de vidro usado em um medidor de pH.

A célula eletroquímica consiste de duas meias-células, cada uma contendo um eletrodo imerso em uma solução de íons cujas atividades determinam o potencial do eletrodo. Uma ponte salina contendo um eletrólito inerte, como o KCl, conecta as duas meias-células. As extremidades da ponte salina são fixadas com fritas porosas, permitindo que os íons do eletrólito se movam livremente entre as meias-células e a ponte salina. Este movimento de íons na ponte salina completa o circuito elétrico.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais