Buscar

O que falta para a revolução na didática acontecer?

Vemos no Ensino Superior uma desconstrução de quase tudo que aprendemos na disciplina de História durante o Ensino Médio (a única disciplina que tenho propriedade para falar). Quando graduandos, inovamos em metodologias, em formas de instigar o processo de aprendizagem e tantas outras coisas que, em suma, só ficam no papel. Ao mesmo tempo em que pensamos numa revolução didática que fuja de um ensino ortodoxo, de um aprendizado mecânico voltado para a prova do Enem, de uma mercantilização do saber (veja a indústria de cursinhos!), a realidade quando vista de forma mais ampla é outra. Há uma reprodução do discurso e do método didático; uma transgressão com o transgressor. O que falta para sairmos da inércia e mudarmos as coordenadas da educação? Pensarmos menos em preparar robôs para o vestibular e mais em contribuir na formação de cabeças pensantes com um saber menos efêmero e automático?!

💡 11 Respostas

User badge image

Gustavo Distadio

Temos tantas abordagens diferentes que a didática nos oferece, que a revolução já foi feita, porém, as diretrizes da educação são claras no que se referem aos objetivos, formar o cidadão, crítico e participativo nos processos da sociedade, porém, nosso sistema de ensino não tem um suporte adequado, tanto de estrutura quanto no conteúdo.

Percebemos a insuficiencia de conteúdo quando os jovens são colocados prova no mercado de trabalho.

Precisamos de mudanças no conteúdo, as pessoas tendem a escolher sua profissão/cargo por salário ou outras vantagens, mesmo que sua vocação estejam relacionadas à outras áreas, o resultado é bem claro, baixo rendimento profissional, insatisfação com sua carreira e etc.

Nosso formato educacional é bem consistente para manter o poder na mão daqueles que há anos o detém, transformar o cidadão em um ser realmente crítico e agente transformador, seria colocar o interesse desses "poderosos" em segundo plano.

Dentro da concepção de Locke, o povo pode se voltar contra seus governantes, desde que seja justificado, mas temos que tomar cuidado com quem levanta a bandeira, muitas vezes, estes estão a serviço daqueles que não querem deixar de se beneficiar do poder.

5
Dislike1
User badge image

Gustavo Distadio

Temos tanta coisa para reforçar em aula com os alunos...
O respeito é um item que está caindo em desuso...

Cada vez mais, não existe respeito com o próximo, com os animais, com as regras, cada um está rescindindo a seu bel-prazer ou necessidade o "contrato social" firmado pelas pessoas em sociedade. Mas isso ainda faz parte de manter o povo a esquerda do seu real objetivo e poder de alcance.

4
Dislike1
User badge image

Sandra Rodrigues

Responsabilidade, dinâmica, espontânidade, enfim, profissionais dispostos a serem criativos no ensino. Isso para mim seria uma didática do professor e não só de um determinado autor, de certo livro.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais