Buscar

Como é formada a região entre o tecido epitelial e o tecido conjuntivo?

💡 2 Respostas

User badge image

ALIANE PACHECO

É o tecido conjuntivo que estabelece e mantém a forma do corpo. Ele é responsável pela ligação entre células e órgãos e ainda dá suporte mecânico a estas entidades, organizando-as da forma correta. Uma analogia usada tradicionalmente para exemplificar são tijolos (células e órgãos) e o cimento (tecido conjuntivo) que os une.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Na região entre as células epiteliais e o tecido conjuntivo há a presença de uma lâmina basal constituída por colágeno do tipo IV, laminina, entactina e proteoglicanos. A lâmina basal se prende ao tecido conjuntivo por meio de fibrilas de ancoragem constituídas por colágeno tipo VII.


As lâminas basais entre as camadas de células epiteliais muito próximas entre si, como nos alvéolos pulmonares e nos glomérulos renais, são mais espessas, pois resultam da fusão das lâminas basais de cada uma das camadas de células epiteliais.

As lâminas basais têm várias funções; uma das principais é promover a adesão das células epiteliais ao tecido conjuntivo subjacente.


Elas também são importantes: para filtrar moléculas; influenciar a polaridade das células; regular a proliferação e a diferenciação celular pelo fato de se ligarem a fatores de crescimento; influir no metabolismo celular; organizar as proteínas nas membranas plasmáticas de células adjacentes, e suporte para migração de células.

fonte:https://www.infoescola.com/biologia/tecido-epitelial/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais