Buscar

O que é a antropologia da nutrição?

antropologia

💡 4 Respostas

User badge image

Rayane Honorato

ANTROPOLOGIA É O ESTUDO DO HOMEM , EM VÁRIOS GRUPOS ,SOCIEDADE,  HABITOS DIFERENTES DE SE ALIMENTAR, O ESTUDO DA ALIMENTAÇÃO DO HOMEM.  Com o passar dos anos  fomos nos adaptando e modificando a forma de se alimentar, ou seja, antropologia da nutrição e ver como era antes e como chegamos nesta forma que nos alimentamos hoje, que envolve varios fatores, como por exemplo, familia, cultura, condições financeiras, habitos, costumes. Sendo assim cada grupo vai ter uma alimentação especifica determinada pela condição cultural do individuo.

1
Dislike0
User badge image

Ana Aguiar

antropologia da alimentação é uma área de pesquisa da antropologia. Não obstante ser parte fundamental da manutenção da vida, a alimentação só passou a ser tema da pesquisa das ciências sociais a partir do século passado (séc. XX).

Entre os autores clássicos da antropologia, destaca-se Claude Lévi-Strauss que, em "O Cru e o Cozido", fundamentou as pesquisas sobre o simbolismo do processo de cozimento como manifestação arquetipica da passagem da natureza para a cultura.

Na América Latina, destacam-se os estudos de história da alimentação mexicana e argentina, hoje clássicos nas bibliografias de estudos sociais do mundo inteiro.

No Brasil, destacam-se os cientistas Luís Câmara Cascudo e seus estudos inaugurais sobre pratos típicos brasileiros, e Gilberto Freire e seus estudos sobre o açúcar na culinária e na economia nacionais.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para compreender melhor como podemos analisar as formas em que a antropologia pode ser ligada à nutrição devemos utilizar nossos conhecimentos sobre História e Antropologia da Nutrição.

A antropologia da nutrição trata da construção do ser humano como integrante da natureza alimentar, assim como se deu a nutrição de seus entes. Como que a sua nutrição e fortalecimento podem influenciar na sua construção social e na interação com outras sociedades, como é o caso de disputas. A complexidade da relação entre a antropologia e nutrição está ligado ao ambiente em que o indivíduo foi inserido e como a ordem natural dos elementos ao seu redor ajudou para melhorar ou piorar a sua nutrição.

O ser humano entre diversos períodos passou por inúmeros momentos, alguns com maior abundância de alimentos e outros com menor quantidade. O ambiente em que está inserido colabora para essa conclusão, por exemplo em ambientes mais extremos e adversos a nutrição será prejudicada – o que não ocorre em ambientes tropicais e com temperaturas mais amenas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais