Buscar

Qual ação simpática e parassinpática ocorre no Coração, Pulmão, Estômago e Bexiga. E quais os receptores pressentes nesta ação.

💡 2 Respostas

User badge image

Raiana Leite

simpática: coração b1 aumento do DC. pulmão b2 broncodilatacao. estomago a1b2 relaxa a musculatura lisa. bexiga a1b2 relaxa a bexiga e contrai a esfíncter. No parassimpatico todos receptores sao m3, exceto o coração que é m2 e a ação é contrária da simpática.
2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

No SN Simpático, os neurônios pré ganglionares localizam-se na medula torácica e lombar (entre 1º torácica e 2º lombar) denominado, tóraco lombar.


No SN parassimpático os neurônios pré ganglionares localizam-se no tronco encefálico e medula sacral (S2 a S4), denominado, crânio sacral. Suas fibras são longas. Já os neurônios pós ganglionares estão próximos ou dentro das vísceras e suas fibra são curtas.


O sistema simpático é antagonista (atua ao contrário) ao parassimpático em um determinado órgão, mas existem algumas exceções como nas glândulas salivares, onde os dois sistemas aumentam a secreção.


Portanto, o sistema parassimpático apresenta ação sempre localizada em um órgão ou região do organismo. Já o simpático possui uma localização mais difusa atingindo vários órgãos.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/sistemas-nervosos-(sn)-simpatico-e-parassimpatico/38437

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais