Buscar

Qual é a finalidade de estudo geotérmico

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Energia geotérmica apresenta um espectro de pesquisa e métodos de usos em diferentes fases de desenvolvimento na engenharia e na economia. Amplamente, os recursos acontecem naturalmente nas formas de vapor, água quente (aquifers) e pedras quentes e a fase de desenvolvimento é ditada pela disponibilidade natural e o custo de extração. A temperatura da água quente pode ser maior que 200 C. Todos os recursos geotérmicos são estritamente não renováveis porque o fluxo de calor comum do centro da terra é tão pequeno (0.04 a 0.06 W/m2) comparado com a taxa de extração requerida vai operação econômica. Até mesmo em áreas excepcionais onde o fluxo de calor pode ser centenas de vezes este valor, a taxa de extração exigida para suportar a usina de algumas centenas de quilowatts levará a um gradual esgotamento do campo. O tempo de vida de um campo geotermico é algumas décadas enquanto que a recuperação pode levar séculos. Porém, campos geotérmico podem ser extensos e podem prover trabalho fixo por muitos anos. Em geral, custos capitais são importantes e custos correntes são tão pequenos que a energia que é usada vai para aplicações de carga básicas.

0
Dislike0
User badge image

Tainara Miranda

O estudo das propriedades térmicas é indispensável para o entendimento geodinâmico no interior do nosso planeta. As grandezas térmicas desempenhando um papel importante, mas somente a partir do século XX ganhou notoriedade com estudos e pesquisas patrocinados em especial pela indústria petrolífera (Figueiredo,2006). Neste contexto, houve o incentivo na área de geofísica, que se desenvolveu enormemente mostrando grandes avanços nos métodos diagnósticos das propriedades entre eles a termometria. Tais pesquisas procuravam fornecer informações mais precisas sobre os litotipos, principalmente os de origem sedimentar, sempre tendo como objetivo a melhor caracterização possível dos reservatórios. Além disso pode fornecer informação para a criação ou melhora de um modelo da história térmica de uma bacia, como visto em Cavalcante (2004). Medidas geotérmicas representam o primeiro passo para a determinação de temperaturas das camadas crustais. As implicações globais desses dados são levadas em consideração nos modelos térmicos das camadas interiores. O uxo de calor interno, também desempenha um papel importante nos processos tectônicos das camadas externas da Terra sólida. De modo genérico, a Geotermia inclui também a avaliação da inuência do regime térmico sobre as propriedades físicas e químicas dos materiais que constituem o nosso planeta. O conhecimento do regime térmico atual das principais placas tectônicas, e dos vários processos de transferência de calor que operam no seu interior é fundamental para o estudo da dinâmica e da evolução do nosso planeta, e constitui, por isso, um dos objetivos da Geotermia moderna (Alexandrino, C. H.; 2008). 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais