Buscar

como se desenvolve um tumor maligno?

💡 3 Respostas

User badge image

Raquel Nunes

As células com material genético alterado podem se transformar em células cancerosas. Sem motivo, elas crescem e se dividem de forma descontrolada. Quando a proliferação das células ocorre em um local fixo do corpo, trata-se de um tumor benigno, que pode ser removido facilmente por meio de uma cirurgia.

Porém, quando algumas células se separam do tumor, fixam-se a outras partes do corpo e continuam se multiplicando, isso caracteriza um tumor maligno. Os recém-formados cancros levam à formação de novos vasos sanguíneos em torno deles. Assim, o tumor tem acesso a nutrientes e pode também crescer em partes mais remotas do corpo.

1
Dislike0
User badge image

Darley Ribeiro

obrigado! Dúvida esclarecida.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um tumor é uma massa anormal de tecido que formou um nódulo. É chamado de tumor benigno se crescer lentamente e for autolimitado; isto é, se não tiver a capacidade de invadir tecidos próximos e se espalhar para além de seu local original.

Um tumor maligno, ou canceroso, por outro lado, é inatamente perigoso porque suas células podem se dividir descontroladamente e produzir virtualmente células filhas imortais. Células tumorais malignas podem penetrar e destruir tecidos adjacentes, e podem metastatizar, ou viajar através da circulação para partes distantes do corpo e formar novos tumores.


Um tumor maligno, é capaz de invadir o tecido normal circundante e se espalhar por todo o corpo através dos sistemas circulatório ou linfático ( metástase ). Apenas os tumores malignos são apropriadamente referidos como cânceres, e é sua capacidade de invadir e metastatizar o câncer de forma tão perigosa. Considerando que os tumores benignos geralmente podem ser removidos cirurgicamente, a disseminação de tumores malignos para locais distantes do corpo freqüentemente os torna resistentes a tratamentos localizados. 


Esses tumores resultam da proliferação anormal de qualquer um dos diferentes tipos de células do corpo. Isso faz com que atualmente tenhamos conhecimento de mais de cem tipos distintos de câncer , que podem variar substancialmente em seu comportamento e resposta ao tratamento, dependendo do tipo de tumor maligno que o causou. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais