Buscar

Como calcular o PIB pela Ótica da Renda?

💡 3 Respostas

User badge image

Thairine Oliveira

Para calcular pela ótica da RENDA, você deve considerar as remunerações pagas dentro do território do país, sob a forma de salários, juros, aluguéis e lucros distribuídos; somam-se a isso os lucros não distribuídos, os impostos indiretos e a depreciação do capital e, finalmente, subtraem-se os subsídios. 

2
Dislike0
User badge image

Patrícia Gomes

Obrigada
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Economia.

O PIB é a sigla de Produto Interno Bruto e consiste na soma de todos os bens e serviços produzidos em um país, independente da nacionalidade de quem produziu e da magnitude dos bens. O mesmo constitui uma dos principais indicadores da macroeconomia, sendo imprescindível para a análise do ponto de vista econômico de um país ou região.

Pela ótica de renda, o PIB é calculado através dos rendimentos de fatores produtivos distribuídos pelas empresas, sendo a soma dos rendimentos do trabalho com os rendimentos dos outros fatores produtivos, ou seja, o excedente bruto de exploração. Matematicamente, escreve-se que:

\(\text{PIB}=\text {Remuneração do trabalho}+\text{ Excedente Bruto de Exploração}\)

Na consideração de valores, surge os conceitos de PIB nominal e PIB real (ou efetivo). O PIB nominal retrata o valor total dos bens e serviços produzidos em um país em um período, expresso em termos dos preços correntes no ano em questão. Por sua vez, o PIB real (ou efetivo) elimina o efeito da inflação e toma os preços fundamentados em um ano base, sendo importante para avaliar o crescimento da economia.

Ainda neste contexto, um importante indicador para a análise da qualidade de vida é o PIB Per Capita, que trata-se no valor do PIB dividido pelo número de habitantes, ou seja:

\(\text{PIB Per Capita}=\dfrac{\text{PIB}}{\text{n° de habitantes}}\).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais