Buscar

Qual a importância da bomda de NA+e K+?

💡 2 Respostas

User badge image

Sarah Vitória

Para manter as concentrações ideais dos dois íons, abomba de sódio bombeia sódio para fora da célula e potássio para dentro dela. Esse transporte é realizado contra os gradientes de concentração desses dois íons, o que ocorre graças à energia liberada pela quebra da molécula de ATP.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A bomba de sódio e potássio é um tipo de transporte que ocorre em todas as células do corpo devido às diferenças de concentrações dos íons sódio (Na+) e potássio (K+) dentro e fora da célula.

Para manter a diferença de concentração dos dois íons no meio interno e externo da célula, é preciso utilizar energia na forma de ATP. Assim, a bomba de sódio e potássio é um tipo de transporte ativo.

A importância da bomba de sódio e potássio está no fato de que ela está diretamente relacionada com a transmissão de impulsos nervosos e contração muscular. Ou seja, ela é muito utilizada por nossos neurônios. Sem esse tipo de transporte nosso corpo não funcionaría.

 

 

Fonte:https://www.todamateria.com.br/bomba-de-sodio-e-potassio/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais