Buscar

diferença entre aterosclerose e arterosclerose

💡 4 Respostas

User badge image

Paula Velloso

aterosclerose: placa de gordura nas artérias

arterosclerose: quando a artéria fica dura, podendo nao mais acontecer a vasodilatação ou vasoconstrição

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A arteriosclerose é caracterizada pelo espessamento, endurecimento e perda de elasticidade da "parede" arterial, em função da proliferação celular excessiva, acumulação de gordura e calcificação. Envolve um processo difuso por meio do qual as fibras musculares e o revestimento endotelial das paredes de pequenas artérias e arteríola tornam-se espessados. A aterosclerose envolve um processo diferente, afetando a camada íntima das artérias de grande e médio calibres. Essas alterações consistem em acúmulos de lipídios, cálcio, componentes sanguíneos, carboidratos e tecido fibroso sobre a camada intima da artéria. Esses acúmulos são referidos como ateromas ou placas.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A aterosclerose é caracterizada pelo depósito de colesterol, ésteres do colesterol, fosfolipídios e glicerídeos nas paredes das artérias. A primeira reação é a ativação do endotélio, que expressa moléculas de adesão e captura monócitos circulantes. A LDL oxidada se acumula em vacúolos, fazendo com que os macrófagos apresentem aspecto de células espumosas e, posteriormente, formando o núcleo lipídico, que é envolvido por uma capa fibrosa.

Os principais sintomas de aterosclerose são dor ou desconforto no peito, falta de ar e fagida. Por sua vez, os fatores de risco são pressão arterial elevada, diabetes, obesidade, tabagismo e sedentarismo.

Por sua vez, a arteriosclerose trata-se de um tempo empregado para se referir à doenças degenerativas das paredes arteriais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais