Buscar

Como dimensionar vigas e lajes?

Como faço para dimensionar vigas e lajes, que tipos de cálculos e que quésitos levo em conta? Apenas distância entre pilares e pretensão para pé direito? Outra coisa, como escolher que tipo melhor atende as condições da edificação, estruturalmente falando?

💡 5 Respostas

User badge image

Átila J. Vilas Boas

Bem, na engenharia civil, um engenheiro deve ter o seguinte pensamento quando está projetando: custo, segurança e execução.

Pra dimensionar qualquer elemento estrutural, deve-se antes de mais nada, saber quais cargas atuarão no elemento estrutural em questão e o projeto arquitetônico da edificação para através dos cálculos e metodologias referenciadas nas normas da NBR6118 e NBR6120 chegar a solução mais adequada. Estruturalmente falando existem diversas soluções, a melhor escolha deve-se ao custo-benefício e/ou às condições do contratante e do projeto.

Para calcular qualquer elemento estrutural, tem-se alguns caminhos diferentes, mas que, apresentam basicamente o mesmo resultado. Eu particularmente, gosto muito da didática adotada por José Milton em seus Volumes 1,2,3 e 4 e também é muito importante estar atento às normas NBR6120 e NBR6118. Mas de maneira prática, um engenheiro que faz calculos estrututais utiliza seu conhecimento aplicando em programas para dimensionar os elementos estruturais.

 

Qualquer dúvida, pode entrar em contato. ;)

2
Dislike0
User badge image

Jacqueline Litwak

Vou dar uma estuda mais afundo e me aproveitar das suas dicas de bibliografias. Inclusive estive fazendo pesquisas recentes e fiquei mais a par. É preciso acima de tudo o dimensionamento a levar em consideração as áreas de influência, projeto arquitetônico, hidráulico, elétrico e a plástica final que pretende alcançar para que esses não venham a prejudicar, como também a permitir melhor locação para que seja possível projetar vagas de estacionamento concomitantemente. E os cálculos a fundo a depender da estrutura, de resto só mais e mais pesquisas, de todo jeito ajudou, obrigada!

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O projeto de vigas e lajes em concreto armado deve atender às especificações da norma vigente, no caso, NBR 6118 e NBR6120.


No dimensionamento de uma viga, por exemplo, deve-se considerar todas as ações a que ela pode ser submetida (ações permanentes e variáveis tabeladas na norma) além de diversos fatores como: ambiente de exposição, finalidade da construção, materiais utilizados, etc. a partir das cargas levantadas e algumas hipóteses adotadas, inicia-se o dimensionamento da armadura da viga (armadura longitudinal, transversal, de pele) até seu dimensionamento final.

Para a laje o processo é parecido, mudando apenas os cálculos teóricos e as considerações a serem feitas (o comportamento desse elemento é diferente do comportamento das vigas).


Então, o dimensionamento de lajes e vigas em concreto armado devem seguir o passo a passo especificado em norma pelas NBR 6118 e NBR 6120, que definem desde o tipo de dimensionamento a ser usado (Estado limite último, de serviço, etc) até os cálculos de armadura e dimensionamento final.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais