Buscar

quais são os elementos constituintes de Estado?

Direito

💡 9 Respostas

User badge image

Paula Agnes

  1. Povo - caracterizado pelo conjunto de pessoas que se unem com intuito organizacional e fiscalizador.
  2. Território - a base física, a porção do globo por ele ocupada, que serve de limite à sua jurisdição e lhe fornece recursos materiais. O território é o pais propriamente dito, e portanto pais não se confunde com povo ou nação, e não é sinônimo de Estado, do qual constitui apenas um elemento. E, ainda, podemos destacar que o território não compreende unicamente o solo, mas também o subsolo e o espaço aéreo, mar, ilhas, ou seja, a união de todas as especificidades do signo território demarca o domínio (regulamentar) do Estado.
  3. Soberania -  capacidade jurídica e territorial de autodeterminação, fixando competências dentro do território estatal e limitando a invasão de outro Estado.
2
Dislike0
User badge image

Iris Moreira Lima

De maneira geral é apontado somente dois elementos, o territorio e o povo, alguns autores acrescentam ainda a existencia de um terceiro, que seria o poder (governo, autoridade, soberania)e um quarto que seria a finalidade.

1
Dislike0
User badge image

Thais Campanate

São eles: Povo, território e governo/soberania. Cabe ressaltar que o povo é o elemento humano e que sem ele não teria no que se falar em 'Estado'. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais