Buscar

Sobre as reflexões kantianas, analise as afirmativas abaixo. A seguir, assinale a alternativa correta:

O filósofo alemão Immanuel Kant, autor de "A crítica da Razão Pura" (1781), apontava que o conhecimento era posterior à experiência e discordava de uma série de outros pensadores que acreditavam em ideias inatas. Porém, Kant defendia a existência de uma estrutura essencial para o conhecimento, o chamado "conhecimento a priori", que não pode ser derivado diretamente da experiência.

Sobre as reflexões kantianas, analise as afirmativas abaixo. A seguir, assinale a alternativa correta:

I. Para Kant, explicar a estrutura necessária ao conhecimento era exatamente a tarefa da filosofia, pois ela é soberana e, portanto, não se resume às especulações científicas, mas está acima das Ciências Humanas.

II. Kant pressupõe uma educação para o exercício pleno da liberdade, mas aponta como objetivo a moralidade. Assim, o homem precisa se tornar digno de sua humanidade e, ao conviver com outros homens em sociedade, deve, por meio da razão, moralizar-se.

III. A educação está associada a um processo de moralização, pois o homem possui uma tendência animal a viver passivamente em seu conforto, em uma falsa sensação de felicidade. Embora a perfeição moral da humanidade seja uma meta da educação, está, contudo, distante de ser alcançada.

IV. Kant aponta para um novo pensamento educacional: a superação dos impulsos animais em função de uma liberdade racional, pautada na autonomia da vontade – em que a razão determina o que se deve fazer.

Alternativas:

a) Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
b) Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
c) Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
d) Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
e) Estão corretas todas as afirmativas I, II, III e IV.

💡 1 Resposta

User badge image

Estefania Aquino

estão corretas I, II, III e IV, letra E

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais