Buscar

exemplo de transportador de membrana que gaste energia, de forma direta ou secundária,explicando seu funcionameno

💡 4 Respostas

User badge image

Sávio Brilhante

De forma direta, temos a clássica bomba de sódio-potássio: o transportador usa a energia proveniente da clivagem do ATP para ativamente colocar potássio dentro da célula e colocar sódio no meio extracelular

De forma indireta, um dos exemplos seria o transportador ligado de sódio-glicose (SGLT, do inglês Sodium-Glucose Linked Transport), um dos reponsáveis por absorver a glicose da luz intestinal para dentro da circulação sanguinea. Esse transportado aproveita o gradiente de sódio (maior no meio extracelular que no intra) para realizar um simporte (transporte no mesmo sentido) entre a glicose e o sódio para dentro da célula. Contudo, para manter o gradiente de sódio na célula, é necessario a atividade da bomba de sódio-potássio. Assim, mesmo o transportador não usando energia diretamente,sua atividade depende do gasto energético de outro tranportador.

2
Dislike0
User badge image

Roberta Peclat

No processo de sinalizção celular, responda:como funcionam os recepitores que também são enzimas?descreva resumidamente um caminho de sinalização importante que tenha a participação destes receptores.

0
Dislike0
User badge image

Roberta Peclat

Na sinalização celular mensageiros secundários ou mediadores intracelulares são sempre moléculas muito pequenas e presentes em baxíssima concentração.Por que esta baixa concentração é importante no processo de sinalização celular?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais