Buscar

Jurisprudencia

OLa pessoal preciso fazer um trabalho sobre oque é jurisprudencia, súmula e acórdãos com fonte segura, alguém pode me ajudar? meu e-maisl é isabellasilva467@yahoo.com.br

💡 2 Respostas

User badge image

Edgar Lacerda

Jurisprudência são as decisões reiteradas de um Tribunal sobre um tema.

Súmula é o posicionamento predominante de sobre um tema, sendo aprovadas pelo plenário do tribunal, não tem efeito vinculante, servindo de orientação para as decisões judiciais. Já a súmula vinculante, editada pelo STF, tem caráter vinculante.

Acórdão é a sentença proferida por um tribunal, onde as causas são julgadas por mais de um juíz. Decisão juiz singular temos a sentença. Decisão prolatada por um colégio de magistrados temos o acórdão.

 

Espero ter ajudado;

meu contato: edgar@edgarlacerda.adv.br.

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

Jurisprudência é um termo jurídico, que significa o conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis. O real significado de jurisprudência significa "a ciência da lei". A jurisprudência pode ter outros significados, como a decisão de um tribunal que não pode ser recorrida, ou um conjunto de decisões dos tribunais, ou a orientação que resulta de um conjunto de decisões judiciais proferidas num mesmo sentido sobre uma dada matéria ou de uma instância superior como o STJ ou TST. Jurisprudência pode ser uma lei baseada em casos, ou à decisões legais que se desenvolveram e que acompanham estatutos na aplicação de leis em situações de fato.

A súmula é, no contexto jurídico, uma interpretação jurisprudencial sem efeito de vínculo, visando a auxiliar outros tribunais na interpretação de casos semelhantes aos que ela aborda. Distingue-se das súmulas vinculantes por poder ser editada por qualquer tribunal, enquanto as vinculantes só podem ser feitas pelo Supremo Tribunal Federal e têm efeito de vínculo, proibindo divergências nas decisões das instâncias inferiores.

Acordão é a decisão final ou sentença que, quando atribuída por uma instância superior, vale como um modelo para resolver casos ou situações análogas. Os acórdãos são proferidos por órgãos colegiados de Tribunal, ou seja, todos ou a maioria devem entrar em acordo para que a decisão seja aprovada. Não é caracterizado por decisões monocráticas. Este tipo de decisão final leva justamente o nome de acórdão por não ser tomada apenas por uma pessoa ou instituição, mas sim a partir do acordo entre todos os membros do colegiado (conjunto de julgadores), que após deliberações chegam a uma sentença em conjunto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais