Buscar

Objetiva - cultura religiosa 

3. Levando em conta os métodos de interação entre Ciência e Religião, descritos no Capítulo 2, considere as citações abaixo e analise as proposições subsequentes:

 

- “A partir de Einstein, reduziram-se, um a um, os impedimentos de cercania para ciência e religião, a ponto de João Paulo II afirmar que religião sem ciência não é boa religião, bem como ciência sem religião não é boa ciência. Uma posição convergente com a do sumo pontífice foi, recentemente, tomada pela Organização Mundial da Saúde (1998), ao ter acrescentado a dimensão de bem-estar espiritual ao seu conhecido conceito multidisciplinar de saúde, que, como se sabe, só entendia uma condição de saúde se existisse a presença de bem-estar nas dimensões físicas, psíquicas e sociais”. (HORTA et al., Psiquiatria na prática médica, a religiosidade e suas interfaces com a medicina, a psicologia e a educação. 2007)

- “O fulminante dinamismo da ciência acabou atribuindo-lhe, por sua vez, a aura de uma religião. A ciência tornou-se, ela própria, objeto de fé. Ela ultrapassou a religião tradicional e constitui-se no credo da pessoa moderna”. (BRAKEMEIER, Gottfried. Ciência ou religião: quem vai conduzir a história? São Leopoldo: Sinodal, 2006, p. 18)

Proposições:

I - O texto de Horta descreve um modelo de interação entre religião e ciência baseado na integração, em que a religiosidade e a ciência podem construir interfaces conjuntas de ação, como, por exemplo, na prática da Medicina.

II – O texto de Brakemeier descreve uma interação entre religião e ciência baseada no conflito, em que a última teria usurpado o lugar da primeira, efetuando uma inversão de ordem.

III - Ambos os textos anunciam o desejo de um modelo de interação entre religião e ciência baseada na independência, em que espiritualidade e medicina, por exemplo, jamais convergiriam para construir pontos de diálogo ou campos de interação.

 

As proposições que estão corretas são: 

 

Peso: 1.0

 

    a) I e II 

 

    b) I e III 

 

    c) II e III 

 

    d) I, II e III 

 

    e) Apenas a I 
Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais