Buscar

o que confere eletronegatividade a parte interna da membrana plasmática

💡 1 Resposta

User badge image

Caetano Osório Silveira

Para criar um potencial negativo dentro da membrana, só precisam ser transportados para fora íons positivos em número suficiente para desenvolver a camada do dipolo elétrico na própria membrana. Por que tem momentos que o interior esta negativo ou positivo. Estudando a bomba de sodio e potassio tu irá entender bem isso. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A membrana plasmática é um envoltório fino, poroso e microscópico que reveste as células dos seres procariontes e eucariontes.

Trata-se de uma estrutura semipermeável, responsável pelo transporte e seleção de substâncias que entram e saem da célula.

Apenas com o desenvolvimento do microscópio eletrônico foi possível a observação da membrana plasmática.

Estudos com membranas plasmáticas isoladas revelam que seus componentes mais abundantes são fosfolipídios, colesterol e proteínas. É por isso que se costumam dizer que as membranas plasmáticas têm constituição lipoprotéica.

Ainda, fosfolipídios possuem a função de manter a estrutura da membrana e as proteínas têm diversas funções. As membranas plasmáticas de um eucariócitos contêm quantidades particularmente grande de colesterol. As moléculas de colesterol aumentam as propriedades eletronegativas da barreira da bicamada lipídica e devido a seus rígidos anéis planos de esteroides diminuem a mobilidade e torna a bicamada lipídica menos fluida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais