Buscar

XENOFONTE

quais foram as ideias ECONOMICAS de Xenofonte ?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Xenofonte (430 a.C.-355 a.C.) foi um historiador, filósofo e general grego. Foi um dos discípulos de Sócrates. Relatou em suas obras, diversos fatos importantes para a reconstituição histórica da época. Xenofonte (430 a.C.-355 a.C.) nasceu em Erkhia, perto de Atenas, na Grécia, no ano de 430 a.C. Filho de uma família abastada e influente, em sua juventude conviveu com Sócrates e se tornou seu discípulo. 


Xenofonte rompeu com os valores aristocráticos ao tratar sobre economia em dois textos, o Econômico (a primeira parte elaborada aproximadamente em 381 a.C. e a parte final em 362-361 a.C.)


Na sua obra Econômico, ele opõe fortemente a atividade agrícola às demais atividades econômicas. Considera que o trabalho agrícola é a única atividade manual capaz de forjar virtudes morais e que, por isso, é digna de figurar no quadro de práticas formativas da educação nobre. E, se no Econômico Xenofonte apresenta uma discussão sobre a agricultura e sobre a maneira como o senhor do oikos deve gerir o seu domínio, em As receitas ocupa-se com a gestão dos recursos da cidade.

Referências:

Econômico. Tradução Anna Lia Amaral de Almeida Prado. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais