Buscar

Sociedade e contemporaneidade

1

É consenso entre inúmeros autores das Ciências Sociais Contemporâneas, que as relações humanas e sociais são relações de poder e de dominação, de um (uns) ator (es) sobre outro(s).

 

Na perspectiva teórica do sociólogo espanhol Manuel Castells, é correto afirmar que na Sociedade Contemporânea/Sociedade em Rede:

I- a dominação se dá de duas formas: pela força física/violência física (sobretudo do Estado) e pela tentativa de “controlar”, moldar o imaginário, a subjetividade das pessoas (violência simbólica).

II- mais do que nunca quem controla a comunicação, controla o poder, pois o controle da comunicação legitima simbolicamente o controle exercido pela força física (Estado- polícias/ exército).

III- com o advento das novas mídias interativas (internet) mudam radicalmente as formas de comunicação e de controle da comunicação, mudam as formas tradicionais de exercício do poder, colocadas em cheque pelo acesso universal a informação.

IV- a universalização da informação, baseada hoje em redes horizontais de comunicação interativa, democratiza as relações sociais pois a informação é fonte de poder, sobretudo hoje quando é geradora de valor (lucro).

Assinale a alternativa correta: 

 

Peso: 1.0

 

    Estão corretas as afirmativas I, II e III. 

 

    Estão corretas as afirmativas I e IV. 

 

    Estão corretas as afirmativas I, II e IV 

 

    Estão corretas as afirmativas I, III e IV. 

 

    Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV. 

💡 1 Resposta

User badge image

Maria Inês Lima Andretti

Estão corretas as afirmativas I, III e IV. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais