Buscar

Quais as atribuições das agências reguladoras na qualidade de autarquias?

Direito Administrativo

💡 2 Respostas

User badge image

PauloRicardo Gomes

Podem ser criadas por decreto. Comentários: As agencias reguladoras, por terem natureza jurídica de autarquia, devem sei criadas mediante lei específica (art. 37. XIX, da CF).

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

As atribuições das agências reguladoras na qualidade de autarquias são as previstas no Decreto-Lei 200/67, que estabelece o regime jurídico geral das entidades da administração indireta. Nesse sentido, destaca-se o art. 5º, I, do referido decreto:

 I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada. o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

As agências reguladoras são consideradas “autarquias sob regime especial”. O que as difere das demais autarquias são peculiaridades previstas nas leis que criam cada agência. A título de exemplo, o art. 4º da Lei 11.182/2005, que criou a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, confere as seguintes peculiaridades a essa autarquia:

Art. 4o A natureza de autarquia especial conferida à ANAC é caracterizada por independência administrativa, autonomia financeiraausência de subordinação hierárquica e mandato fixo de seus dirigentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais