Buscar

Funções das 3 unidades de Lúria?

💡 2 Respostas

User badge image

Carol Bastos

1° UNIDADE:

  • Destina-se a manter um nível ÓTIMO de tono cortical, manter o cérebro VIGIO.
  • Os processos de excitação que ocorrem no córtex DESPERTOS OBEDECEM a uma LEI de INTENSIDADE, segundo a qual, TODO ESTÍMULO FORTE evoca uma RESPOSTA FORTE, tampouco o ESTÍMULO FRACO acarreta uma RESPOSTA FRACA. Como assim??? Se imagine distraído, alguém chega até você e te chama pelo nome calmamente pra que preste atenção. Esse é um estimulo forte ou fraco? Fraco, sendo assim, a resposta também será fraca, no sentido de, pode não surtir efeito em relação a ativar sua vigília para aquela pessoa que te chama. Agora se imagine distraído novamente caminhando na calçada e esculta de forma brusca um carro freiando. É um estímulo forte ou fraco? FORTE, sendo assim sua resposta será forte. Ou seja, no mínimo você vai arregalar os olhos e dar um pulo pro lado. Sua vigília será ativada automaticamente e seu corpo também responderá (coração acelerado, respiração ofegante…). Ficou mais claro???! 
  • As estruturas que regulam o tono cortical estão localizadas no SUBCÓRTEX e no TRONCO CEREBRAL, TÁLAMO e HIPOCAMPO.
  • Lesões nessas áreas do cérebro geram DIMINUIÇÃO pronunciada do tono cortical, FADIGA, SONO, ESTADOS ACINÉTICOS, por vezes, ESTADOS DE COMA. Essa unidade é de suma importância visto que qualquer processamento adequado de informação no cérebro, é necessário que o aluno esteja vigil.
  • Mas, como pode ser ativado esse estado vigil Miriã? 
    • Estímulo internos e externos 
    • Fatores emocionais e motivacionais, planos
    • Processos metabólicos (respiração, digestão, etc.)
  • ESSES PROCESSOS SÃO ATIVADOS PELA FORMAÇÃO RETICULAR – é uma estrutura constituída por uma REDE NERVOSA de NEURÔNIOS interconectados situado no TRONCO CEREBRAL que gera IMPULSOS GRADATIVOS que MODULAM a ATIVIDADE CORTICAL.
    • Essa formação reticular forma dois sistemas um ascendente e outro descendente. 
    • ASCENDENTE – manda estímulos da periferia para o SISTEMA NERVOSO CENTRAL.
    • DESCENDENTE – Faz o caminho OPOSTO.
    • Suas ações ATIVADORAS e INIBITÓRIAS são ditas como não específicas, isso é, AFETAM TODAS AS FUNÇÕES SENSORIAIS e MOTORAS de maneira IGUAL. Regula os estados de SONO e VIGILIA, essa é sua principal função.

2° UNIDADE:

  • A segunda unidade funcional é a unidade destinada a RECEBERANALISAR e ARMAZENAR informações.
  • Essa unidade localiza-se nas regiões laterais do neocórtex sobre a superfície convexa dos hemisférios, regiões posteriores do córtex OCCIPITAL (visual)TEMPORAL (auditiva) e PARIETAL (sensorial geral).
  • Essa estrutura é formada por neurônios isolados que se situam nas partes determinadas do córtex. Não atuam de acordo com o princípio de alterações graduais, e sim obedecendo à regra do “TUDO – OU – NADA”, recebendo impulsos individualizados e transmitindo-os a outros neurônios.
  • Os neurônios dessa unidade possuem grande especificidade MODAL, ou seja, recebem informações por modalidades: Visuais, Auditivas, Vestibulares ou Sensórias.
  • Como foi dito anteriormente, as unidades possuem uma hierarquia interna em áreas primárias, secundárias e terciárias. 
    • Os neurônios visuais da área primária da 2° unidade funcional, por exemplo, são muito específicos e respondem tão somente à estímulos visuais 
    • Acima da área primária há uma superestrutura de áreas visuais secundárias (associação), localizadas na fronteira entre os córtices occipital, temporal e pós central, que são responsáveis por possibilitar que grupos de vários analisadores funcionem em concerto.
  • Assim, a atividade gnóstica humana, NUNCA ocorre vinculada à uma única modalidade (visual, auditiva ou tátil) o que é resultado de uma atividade POLIMODAL, que resulta do funcionamento combinado de um sistema completo de zonas corticais.
  • A partir disso, Lúria distinguiu 3 leis básicas do funcionamento das regiões corticais:
    • A 1° diz respeito à sua estrutura hierarquica. Ilustrada pela zonas corticais primárias, secundárias e terciárias que se diferenciam progressivamente pela síntese mais complexa da informação.
    • Lei da especificidades decrescente , diz respeito ao fato das zonas primárias terem especificidade modal máxima, as áreas secundários, com seus neurônios associativos possuem especificidade em grau menor e essa especificidade modal se torna ainda menor nas áreas terciárias ditas “zonas de superposição”.
    • A terceira lei diz respeito à lateralização progressiva (crescente), segundo a qual, as áreas primárias de ambos os hemisférios têm o papel de projetoras contralaterais dos estímulos recebidos, não havendo dominância de um hemisfério sobre o outro. A situação é diferente em relação às áreas secundárias e terciárias onde vemos, por exemplo, uma maior especialização dos movimentos da mão direita, tomando o hemisfério direito do cérebro dominante em pessoas destras e esse hemisfério direito, não vinculado à atividade da mão direita ou à fala, permaneceu subdominante.
  • É na 2° unidade funcional que há organização psicológica e cerebral.

3° UNIDADE:

  • A terceira unidade PROGRAMAREGULA e VERIFICA as atividades mentais.
  • O homem não APENAS RECEBE estímulos do mundo EXTERIOR, ele CRIAINTENÇÕES, FORMULA PLANOS, e PROGRAMA SUAS AÇÕES, INSPECIONA sua realização e REGULA seu COMPORTAMENTO, VERIFICA sua atividade COMPARANDO as ações com o plano original e corrigindo os erros cometidos. (Se você já conhece as Funções Executivas, você já deve ter lindo sobre processos assim néh!)
  • Essas atividades são oriundas na parte ANTERIOR do cérebro, antes do giro pré-central. Sua via de saída é o córtex motor.
  • A terceira unidade também se divide em áreas primárias, secundárias e terciárias e segue as mesmas leis da 2° unidade.

ATENÇÃO: A grande diferença é que enquanto na 2° unidade, aferente, os processos vão das zonas primárias as terciárias, agora na 3°, eles seguem um ritmo descendente, indo do nível mais alto (terciário) onde os planos motores são formados, à estrutura motora primária que ENVIA os impulsos preparados para a periferia. Outra diferença é que essa unidade não é mais formada por zonas modalmente específicas, mas é formada inteiramente por sistemas do tipo EFERENTE MOTOR e está constantemente sob a influência de estruturas da unidade aferente.

  • Organização psicológica e cerebral.
    • Regulação de movimentos voluntários;
    • Criar intenções, planos e estratégias e programar suas ações, inspecionar e verificar atividades.
0
Dislike0
User badge image

Daiane Donizete

SISTEMAS FUNCIONAIS – UNIDADES FUNCIONAIS DE LÚRIA.

  1.   1° unidade funcional/1° bloco: As estruturas responsáveis pelas funções dessa unidade estão localizadas no subcórtex e no tronco cerebral. Os processos de excitação obedecem à uma lei de intensidade – quanto maior o estímulo, maior a resposta – Lesões nas áreas responsáveis diminuem a atividade cortical, gera sono, estados acinéticos, e até coma, pois é a unidade de vigília, reguladora de tônus, seleciona, discrimina e dá atenção.
  2.   2° unidade funcional/2° bloco: As estruturas responsáveis pelas funções dessa unidade estão localizadas nas regiões posteriores e laterais do neocórtex – lóbulos occiptal, temporal e parietal – e tem como dever as análises visual, auditiva, sensitiva, e córtex sensitivo. Sendo essas áreas: primárias, secundárias e terciárias de cada função. Análise, codificação e armazenamento de informação.

 

 

  1.   3° unidade funcional/3° bloco: As estruturas responsáveis pelas funções desa unidade estão localizadas nos lóbulos frontais – área pré central e frontal – Organização da atividade consciente e motricidade propriamente dita. Execução das praxias (movimentos).

Unidades funcionais.jpg

 

IMAGEM CORPORAL

Área somestésica, área visual, área auditiva, área vestibular, área olfatória e área gustativa. – se relacionam entre si de forma sincronizada.

- Conteúdo da representação: propriedades estruturais e físicas do corpo, postura atual, aparência física, qualidades estéticas e assim por diante...

- Experiências preceptivas conscientes, imagem mental consciente, base do conhecimento disponível das propriedades do próprio corpo e representações inconscientes.

- Coordenação dos movimentos, conciência proprioceptiva da postura, sentimento da localização das sensações, desordens neuropsicológicas da consciência corporal e possibilidade de imitação corporal dos outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais