Buscar

O que você compreende por políticas públicas denominadas "ações afirmativas"?

💡 2 Respostas

User badge image

Rosa Castro

Ações governamentais, de cunho valorativo, e portanto político, que visam corrigir desigualdades sociais postas no corpo comunitário.

Em outras palavras, é aquela maquiagem, aquele remédio de urgência que não cura o problema mas disfarça. Exemplo, política de cotas raciais para minorar os efeitos da escravidão, do racismo e da exclusão sofridos por determinadas etnias.

Perceba, as cotas não acabam com o problema, mas amenizam um pouco as barbaridades cometidas por séculos. Isso é uma ação afirmativa, intervem diretamente no seio social. 

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Ações afirmativas são políticas que alocam recursos em benefício de pessoas pertencentes a determinados grupos discriminados e vitimadosde alguma maneira pela exclusão sócio-econômica.

Tratam-se de medidas que têm como objetivo combater discriminações, aumentar a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, redes de proteção social e/ou no reconhecimento cultural.

Importa ressaltar que ações afirmativas nem sempre vêm de instituições do Estado. Existem ainda ações afirmativas que são desenvolvidas por instituições da sociedade civil com autonomia suficiente para decidir a respeito de seus procedimentos internos, tais como partidos, sindicatos, centrais sindicais, escolas, igrejas, e instituições privadas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais