Buscar

Qual a diferença entre o estudo da Sociologia e da Psicologia Social?

Para mim muitas vezes parecem não haver diferença entre o estudo epistêmico dessas duas disciplinas, afinal, é possivel delimitar diferenças práticas de um sociólogo e um psicólogo que trabalha na área da Psicologia Social?

💡 8 Respostas

User badge image

Ceres Ferreira

A psicologia social estuda os processos de interação social, a interdependência entre os indivíduos e o encontro social, buscando compreender como se dá a construção deste mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo homem, sendo esta interação pessoa-pessoa, pessoa-grupo ou grupo-grupo. Estudando a psique do individuo e sua subjetividade em relação aos processos sociais

A sociologia estuda o homem, de forma mais ampla e diversificada concentra-se em quase todos os aspectos que afetam a sociedade, não o indivíduo isolado, mas inter-relacionado com os diferentes grupos sociais dos quais faz parte, interessa as situações sociais. Sendo a sociologia a ciência da sociedade.

Os métodos de estudo e investigação da conduta humanada das duas areas também são difersificados, enquanto a psicologia social costuma utilizar variáveis ​​situacionais e métodos científicos, a sociologia utiliza estatísticas, observações populacionais, censos e outros métodos.

  

2
Dislike0
User badge image

Raimundo Nonato

O tema número 01 (A migração nordestina para favelas cariocas) e o tema número 03 (Aumento da violência nas escolas) são temas de sociologia, na medida em que fazem a análise de situações grupais.

Enquanto que os temas 02 (Relações parentais entre imigrantes nordestinos) e 04 (A violência como procedimento de status em grupos de estudantes do ensino médio) são temas de psicologia social, na medida em que não trabalham sobre a situação grupal em si, mas sim sobre os processos relacionais que ocorrem dentro dos grupos sociais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais