Buscar

&@?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A mitose é um tipo de divisão que acontece dentro do chamado ciclo celular, que envolve, antes da mitose, a interfase. Na  mitose a divisão de uma “célula-mãe” gera duas “células-filhas” geneticamente idênticas e com o mesmo número cromossômico que existia na célula-mãe. Uma célula n produz duas células n, uma célula 2n produz duas células 2n etc. 


Interfase:

A interfase é o período que precede qualquer divisão celular, sendo de intensa atividade metabólica. Nesse período, há a preparação para a divisão celular, que envolve a duplicação da cromatina, material responsável pelo controle da atividade da célula. Todas as informações existentes ao longo da molécula de DNA são passadas para a cópia, como se correspondessem a uma cópia fotográfica da molécula original. Em pouco tempo, cada célula formada da divisão receberá uma cópia exata de cada cromossomo da célula se dividiu.

Costuma-se dividir a interfase em três períodos distintos: G1, S e G2.


prófase : ocorrem alterações no núcleo e no citoplasma celular

Metáfase : fase de máxima condensação dos cromossomos e desfragmentação total da carioteca 

Anáfase :fase da divisão onde ocorre a separação dos cromossomos duplicados, migrando cada cromátide irmã em direção aos polos opostos, em razão do encurtamento dos microtúbulos por causa da retirada de tubulinas.

Telófase :É caracterizada pelo agrupamento e descompactação dos cromossomos (genoma) em extremidades opostas, recomposição da carioteca e nucléolo e, por fim, a citocinese .


Veja que a interfase é a que dura maior tempo pois é nela que há duplicação  (sintetização, produção)da cromatica que vai controlar todas as outras fases.  Nas outras fases há mais arranjos e desarranjos e por isso não demora tanto, pois não há nenhuma produção.

Fonte:https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/nucleo6.php

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais