Buscar

. Podemos atribuir à Revolução Industrial na Inglaterra e à Revolução Francesa do século XVIII:

💡 2 Respostas

User badge image

Andreynna Fernandezx

  Todas as respostas anteriores estão corretas.
    Repercussão significativamente na realidade brasileira;
    Mudança na configuração econômica e política europeia;
    Napoleão tenta conquistar e dominar toda Europa, principalmente a Inglaterra;
    D. Joaõ VI é obrigado a fugir de Portugal, vindo se refugiar no Brasil no momento histórico, conhecido pela VINDA DA FAMÍLIA REAL AO BRASIL;
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra e foi o marco do início do que hoje é chamado de capitalismo. As principais características da Revolução Industrial estão associadas com a manufatura dentro de fábricas, produção em larga escala, mulheres e crianças na linha de produção, poucos direitos trabalhistas, muitas horas de trabalho sem a devida remuneração.

A Inglaterra tinha todos os fatores necessários para que a Revolução Industrial ocorresse naquele momento, ela tinha colônias que disponibilizavam a matéria prima necessária para o processo fabril. O desenvolvimento da agricultura no interior da Inglaterra também fez com que a quantidade de alimentos aumentasse e, como consequência, a população crescesse e tivesse a mão de obra necessária para alimentação das indústrias.

Por sua vez, a França no século XVIII era um país absolutista e o rei, um representante divino na Terra, controlava todos os âmbitos da sociedade, possuindo poder absoluto. Não havia oposição, nem voto, nem direito para todos. A França possuía uma sociedade hierarquizada, sendo assim bastante desigual em vistas de manter os luxos da nobreza. Além da nobreza, no topo da sociedade francesa havia o clero, que tinha muitos privilégios e não precisava pagar impostos. Os camponeses, ou trabalhadores, viviam em estado de precariedade e, como maior parcela da população, sustentava por meio de seus produtos e impostos.

A nobreza se encontrava abaixo do clero no sentido de castas sociais e era composta pelo rei Luis XVI e a rainha Maria Antonieta, toda sua família, os condes, duques e marqueses, e outros nobres. Este conjunto de pessoas vivia num luxo inimaginável, em castelos, com muitos empregos, com muitos jantares e festas reais, tudo bancado pelos camponeses. Com todos os gastos excessivos da nobreza, a burguesia se revolta, fazendo a Revolução Francesa, com os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Nesse contexto, a Queda da Bastilha foi um ato que aconteceu no dia 14/07/1789, quando a população tomou a prisão da Bastilha e iniciou grandes mudanças no governo da França.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais