Buscar

Qual a diferença de coagulação enzimática e coagulação acida

💡 3 Respostas

User badge image

Geiza Fawaz Canuto

A coagulação ácida é obtida por via biológica através da produção de ácido láctico pelas bactérias do fermento, ou pela adição de ácidos orgânicos diretamente ao leite. Tem uma duração média de 24 horas, com o auxílio de elevada acidez e, atualmente, é uma tecnologia aplicada a um número limitado de tipos de queijo, sendo o mais conhecido deles o Petit-suisse.

A coagulação enzimática é realizada através da utilização de enzimas proteolíticas comercializadas na forma de soluções enzimáticas, vulgarmente designadas por coalho. São várias e de distintas origens as enzimas proteolíticas capazes de promover a coagulação do leite. (Cavalcante, 2004).

Fonte: https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/33613/1/Agrotec8_artigo33.pdf

 

Coagulação ácida: acidificação até o ponto isoelétrico, leva a desestabilização das micelas de caseína ao neutralizar as cargas negativas, resultando na agregação e preciptação.

Coagulação enzimática: Feito com coalho (renina), o coalho quebra aligação 105 e 106 das proteínas, 1ª etapa coalho, 2ª caseína hidrolisada, a qual, esta relaconada com o cálcio, para formar o paracaseinato de cálcio.

Fonte: anotações de aula.

Espero que tenha ajudado!

Bons estudos!

2
Dislike0
User badge image

GUILHERME SILVA SOARES

Coagulação ácida: realizada através de bactérias que transformam a lactose presente no leite em ácido láctico no processo de fermentação. Quando o ph desse leite diminui, dissolve o fosfato de cálcio presente no leite, desintegrando as micelas da caseína (principal proteína do leite), por sua vez a caseína atinge seu ponto isoelétrico (ph de 4,6) e precipita-se totalmente, formando os coágulos.

Coagulação enzimática: é realizada através da renina, que é uma proteinase. Ela irá romper a kappa-caseína que irá se separar da micela, ao se separar essas micelas na presença de cálcio irão se agregar formando  coagulo e precipitando. O Cacl2 é o que causa agregação das micelas de caseína e precipitação. 

a coagulação enzimática (através da renina e Ca++) ou ácida, irá nos render duas coisas: precipitado de caseína (que irá ser usado para fazer produtos como queijo) e o soro (que contém boa composição de aminoácidos e é utilizado para fabricação de suplementos).


1
Dislike0
User badge image

Alana de Lazari

jhgjhgjghjhgj

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais