Buscar

Com relação a teoria de Miguel reale e Hans Kelsen, há alguma relação com a prisão do presidente do Brasil(Lula)?

💡 1 Resposta

User badge image

Reydner Mamud

*Ex Presidente! 

Sim, pois toda prisão reflete no âmbito jurídico. Como assim?

Lula foi julgado como cidadão comum, visto que não ocupava mais a chefia do Executivo.

Segundo a teoria tridimencinal de Reale, por ver a tridimensionalidade como requisito essencial do direito e pela concreção histórica do processo jurídico, toda conduta julgada possuirá um Fato, um valor e uma norma.

Logo no caso Lula o fato seria a sua conduta criminosa (como por exemplo, o caso do Sítio, Tripléx e o dinheiro vindo das empresas construtoras).

O valor se refere a moral da conduta, e como ela é vista pela sociedade. No caso do ex presidente seria por exemplo, a maneir como a sociedade passou a rechaçá-lo depois de descobrir, visto que moralmente falando a corrupção é vista atualmente como uma verdadeira atrocidade pela sociedade brasileira, devido principalmente aos escandalos que ocorrem com cada vez mais frequência.

A norma será aquela em que o valor irá refletir no mundo jurídico. No caso Lula podemos citar por exemplo a Lei de Lavagem de dinheiro Lei nº 9.613, de 3 de Março de 1998 e corrupção no Código Penal. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais