Buscar

O que são partidas dobradas?

💡 2 Respostas

User badge image

sabrine muniz

-Método universalmente utilizado pela contabilidade, cujo princípio fundamental é de que “para cada débito corresponde um crédito de igual valor”, ou “para cada aplicação de recursos, há uma origem de igual valor”

-Métodos das Partidas Dobradas é o método pelo qual registramos com lançamentos a débito ou a crédito, em duas ou mais contas, alterações feitas no patrimônio de uma empresa ou de uma pessoa física, mantendo-o equilibrado.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Descrito pela primeira vez em 1494, na Itália, pelo frade Luca Pacioli no livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità” (Coleção de conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e Proporcionalidade), no capítulo “Particulario de computies et Scripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas), que fala sobre um tratado da contabilidade. Em contabilidade, o termo "Partidas Dobradas" aplica-se aos lançamentos contábeis, pois a cada débito há um correspondente crédito do mesmo valor. 

Este método reza que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito.

Ou seja, não há devedor sem credor correspondente. A todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Se aumentar de um lado, deve consequentemente aumentar do outro lado também.

Como é mais comum uma transação conter somente duas entradas, sendo uma entrada de crédito em uma conta e uma entrada de débito em outra conta, daí a origem do nome "dobrado".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais