Buscar

qual as teorias de aristoteles na psicologia?

💡 5 Respostas

User badge image

Estudante PD

A PSICOLOGIA

Objeto geral da psicologia aristotélica é o mundo animado, isto é, vivente, que tem por princípio a alma e se distingue essencialmente do mundo inorgânico, pois, o ser vivo diversamente do ser inorgânico possui internamente o princípio da sua atividade, que é precisamente a alma, forma do corpo. A característica essencial e diferencial da vida e da planta, que tem por princípio a alma vegetativa, é a nutrição e a reprodução. A característica da vida animal, que tem por princípio a alma sensitiva, é precisamente a sensibilidade e a locomoção. Enfim, a característica da vida do homem, que tem por princípio a alma racional, é o pensamento. Todas estas três almas são objeto da psicologia aristotélica. Aqui nos limitamos à psicologia racional, que tem por objeto específico o homem, visto que a alma racional cumpre no homem também as funções da vida sensitiva e vegetativa; e, em geral, o princípio superior cumpre as funções do princípio inferior. De sorte que, segundo Aristóteles diversamente de Platão todo ser vivo tem uma só alma, ainda que haja nele funções diversas faculdades diversas porquanto se dão atos diversos. E assim, conforme Aristóteles, diversamente de Platão, o corpo humano não é obstáculo, mas instrumento da alma racional, que é a forma do corpo.

0
Dislike0
User badge image

Nauany Lazaretti

Aqui está bem completo.
http://an.locaweb.com.br/webindependente/psicologia/filosofiaepsicologia/aristoteles.htm

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Psicologia, Psicanálise, Psicologia Comunitária


Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Psicologia.


A Psicologia consiste da ciência que lida com o comportamento humano, suas interações com o ambiente físico e social e seus estados e processos mentais. Seu objetivo é compreender indivíduos e grupos sociais a fim de alcançar o benefício geral da sociedade.


Nesse contexto, a psicologia aristotélica consiste no mundo animado, ou seja, vivente. O mesmo fundamenta-se no fato de que a alma e sua diferença com o mundo chamado de inorgânico, uma vez que o ser vivo detém em seu interior o princípio da sua atividade, que se trata da alma, forma do corpo.


Ainda nesse contexto, Aristóteles declara que o ser humano precisa ser social para satisfazer suas necessidades e vontades. Se uma pessoa não se socializa, ela é muito insignificante ou excepcional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais