Buscar

Qual a diferença entre Assistencialismos e Assistência Social?

É  nítido no âmbito do senso comum tratar a Assistêcia social como sendo a ajuda, bensesse vinda do Estado, no entando sabemos que  assistencia social e assistencialismo não são sinônimos muito menos  possuem a mesma finalidade.

💡 2 Respostas

User badge image

Siomara Novais

Assistencialismo : forma de oferta de um serviço por meio de uma doação, favor, boa vontade ou interresse de alguém e não como um direito.

Assistência Social: politica pública prevista na Constituição Federal e direito de cidadãos e cidadãs, assim como a saúde, a educação, a previdência social etc. É regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), constituindo-se como uma das áreas de trabalho de assistentes sociais.

3
Dislike0
User badge image

Carla Mangueira

O assistencialismo é uma prática incumbida aos primeiros profissionais da área, na década de 1930, com um caráter de ajuda mesmo, apadrinhamento e tudo mais, devido a grande influência da Igreja nessa prática. Já a assistência social é uma política pública, do âmbito da seguridade social, que deve ser garantida socialmente, não só pelos profissionais de Serviço Social. =)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais