Buscar

poder constituinte originário

Considerando que o poder constituinte que é aquele cuja finalidade é criar uma nova ordem constitucional.

Considerando que o poder constituinte se desdobra em 2 grandes grupos (originário e derivado)

Considerando que o PCO (poder constituinte originário) possui como características ser inicial, uma vez que inaugura uma nova ordem jurídica revogando a constituição anterior e os dispositivos infraconstitucionais anteriormente produzidos e incompatíveis com ela ; autônomo porque só a quem o exerce cabe determinar quais os termos em que a nova constituição será estruturada ; ilimitado uma vez que não se reporta à ordem jurídica anterior sem limites para criação de sua obra ; incondicionado visto que não se submete a nenhum processo pré-determinado para sua elaboração .

Tratasse de um poder político que impõem um poder jurídico, a constituição. Tem como titular o povo e como exercente aquele que em nome do povo implanta o estado e edita a constituição . Considerando o texto alinhavado no artigo 5º, XXXVI, da C.F Responda:

No caso do exercício do poder constituinte originário é possível o desrespeito se assim se pode considerar aos institutos hora suscitados  ? Justifique :

💡 5 Respostas

User badge image

Lyra

Oi colega, primeiramente usarei uma outra terminologia para tratar do assunto. Chamarei o PCO de Poder Constituinte e o PCD de Poder Constituído. O seu questionamento é muito interessante e dificil de ser respondido. Essas características que você atribuiu ao Poder Constituinte foram elencadas, pela primeira vez, por Joseph Emanuel Seyes, no livro "o que é o terceiro Estado?". No pensamento jusnaturalista o Poder Constituinte sofre limitações do direito natural, que antecede a atividade constituinte. No pensamento positivista, que é o nosso, é a Constituição que inaugura o ordenamento jurídico.

Sobre o seu questionamento, a resposta mais aceita na doutrina é que não é possível o desrespeito, embora não exista limitação jurídica! A justificativa é a existência de limites metajurídicos. O grande jurista portugues Jorge MIranda divide as limitações metajuridicas em: ideologicas, institucionais e substânciais. As substânciais, por sua vez, são subdivididas em: transcendentes, imanentes e heteronomas.

ideológicas = derivam de crenças, de grupos, de lobbies, são valores, aquelas situações arraigas na opinião pública

institucionais = derivam de instituições da sociedade que estão historicamente arraigadas naquele meio social. Ex: propriedade, familia

transcendentes = são aquelas que transcendem o direito posto. Ex: direitos humanos, direitos conexos à dignidade do homem.

heterônomas gerais = são aqueles princípios do direito internacional ligados ao jus cogens.

heterônomas especiais=são obrigacionais internacionais assumidas por um Estado em face de outros estados, grupos de estado ou comunidade internacionais, por meio dos acordos, tratados, convênios.

1
Dislike0
User badge image

Rafael Torres

Poder contituinte originario é o que cria uma nova Constituição.

0
Dislike3
User badge image

Frank Gregório

  Só é possível desrepeito em normas internas das nações, hoje em dia não se pode citar ou informar a termologia de Poder Constituinte Originário, pois as convenções e tratados internacionais, regem-se sobre a Federação, então nesse aspecto Internacional não é possível um desrespeito com tais normals internacionais, podendo ferir Direitos Diplomáticos e da Própria Nação.

  Quando o mundo acrescentou o direito de 5ªdimensão ou geração (relações internacionais) na grades dos seres humanos, começou a realizar atos mais perspicaz para não ferir nenhum direito na hora de criar outras. José Canotilho Gome, maior doutrinador e téorico Constitucionalista existente, fez várias ressalvas sobre a novidade no mundo do Direito do poder constituinte originário, sua maior ressalva foi em falar que hoje na era contemporanea o Direito é Condicionado sempre, tanto pelo povo quanto por outras federações no momento da assembleia constituinte originaria.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais